Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Educação Tecnologia Sociedade (IE-GIETS) >
IE - GIETS - Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6565

Título: Do subaproveitamento do potencial pedagógico das TIC à desadequação da formação de professores e educadores
Autor: Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Potencial pedagógico
TIC
Subaproveitamento
Formação de Professores
Issue Date: 2010
Editora: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Citação: COSTA, Fernando (2010). Do subaproveitamento do potencial pedagógico das TIC à desadequação da formação de professores e educadores. In In Maria Elizabeth Almeida (Ed.), Actas do I Colóquio Brasil-Portugal – 2010: “Perspectivas de inovação no campo das TIC na Educação”. São Paulo, Brasil: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Resumo: Uma vez que o problema da integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola continua muito longe de estar resolvido, e tendo como objectivo proporcionar a discussão e o debate em torno da realidades dos nossos dois países, parece-me importante que possamos partir da identificação dos principais obstáculos que estarão na origem desse problema, para depois, com base neles, podermos propor abordagens e medidas que permitam avanços significativos em direcção a uma efectiva utilização do potencial das TIC como estratégia de aprendizagem e de desenvolvimento global dos indivíduos. Embora consciente da multiplicidade de factores envolvidos e da diversidade de situações que poderemos encontrar em cada contexto que tomemos como referência, estou em crer que há algumas dimensões do problema que assumem um papel decisivo e sem uma profunda compreensão das quais dificilmente se poderá avançar de forma segura e sustentada. Para a discussão no âmbito deste encontro luso-brasileiro, proponho duas dimensões que me parecem particularmente relevantes: a) O subaproveitamento das tecnologias de informação e comunicação, ou por outras palavras, a incapacidade para se usar e tirar partido do potencial que essas tecnologias oferecem para os objectivos de aprendizagem (seja, por exemplo, por não reconhecimento ou desconhecimento desse potencial, seja por falta de preparação das estruturas e dos agentes educativos para o fazer); b) A desadequação da formação de professores e de educadores que tem sido realizada até ao momento, não apenas ao nível da formação contínua, mas sobretudo e porque bastante mais preocupante, ao nível da formação inicial.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6565
Appears in Collections:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
(2010)COSTA,F(DoSubaproveitamento)ColóquioBrasil.pdf112,34 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia