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Título: Do subaproveitamento do potencial pedagógico das TIC à desadequação da formação de professores e educadores
Autor: Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Potencial pedagógico
TIC
Subaproveitamento
Formação de Professores
Issue Date: 2010
Editora: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Citação: COSTA, Fernando (2010). Do subaproveitamento do potencial pedagógico das TIC à desadequação da formação de professores e educadores. In In Maria Elizabeth Almeida (Ed.), Actas do I Colóquio Brasil-Portugal – 2010: “Perspectivas de inovação no campo das TIC na Educação”. São Paulo, Brasil: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Resumo: Uma vez que o problema da integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola continua muito longe de estar resolvido, e tendo como objectivo proporcionar a discussão e o debate em torno da realidades dos nossos dois países, parece-me importante que possamos partir da identificação dos principais obstáculos que estarão na origem desse problema, para depois, com base neles, podermos propor abordagens e medidas que permitam avanços significativos em direcção a uma efectiva utilização do potencial das TIC como estratégia de aprendizagem e de desenvolvimento global dos indivíduos. Embora consciente da multiplicidade de factores envolvidos e da diversidade de situações que poderemos encontrar em cada contexto que tomemos como referência, estou em crer que há algumas dimensões do problema que assumem um papel decisivo e sem uma profunda compreensão das quais dificilmente se poderá avançar de forma segura e sustentada. Para a discussão no âmbito deste encontro luso-brasileiro, proponho duas dimensões que me parecem particularmente relevantes: a) O subaproveitamento das tecnologias de informação e comunicação, ou por outras palavras, a incapacidade para se usar e tirar partido do potencial que essas tecnologias oferecem para os objectivos de aprendizagem (seja, por exemplo, por não reconhecimento ou desconhecimento desse potencial, seja por falta de preparação das estruturas e dos agentes educativos para o fazer); b) A desadequação da formação de professores e de educadores que tem sido realizada até ao momento, não apenas ao nível da formação contínua, mas sobretudo e porque bastante mais preocupante, ao nível da formação inicial.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6565
Appears in Collections:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

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