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Título: Escultura pública em Portugal : monumentos, heróis e mitos (séc. XX)
Autor: Teixeira, José, 1960-
Orientador: Matos, António, 1954-
Palavras-chave: Arte pública
Escultura
Portugal
Teses de doutoramento - 2009
Issue Date: 2008
Resumo: A condição imagética da Escultura Portuguesa é indissociável da predisposição geopolítica e cultural, endógena, cujas raízes assimilaram a influência Mediterrânica expandindo-se, a seguir, pelo Atlântico, na miscigenação complementar, exógena, da cultura de outros povos com que se relacionou. A indefinição conceptual que o século XX engendrou, face à hibridização do território artístico, por via da expansão do campo da linguagem, no domínio das artes plásticas ou das artes visuais, determinou, neste contexto, a construção de um aparelho conceptual abrangente. A análise das variáveis, em torno dos modos operativos e das alternâncias temáticas e imagéticas permitiu, a partir da descoberta de princípios teóricos, invariáveis, a sistematização das tendências morfológicas, compositivas e simbólicas da escultura. O que a Escultura Pública em Portugal Monumentos, Heróis e Mitos (Séc. XX) apresenta, é uma visão pluridisciplinar, em torno de três temas (alusivos ao subtítulo) estruturado em cinco capítulos, a partir da subdivisão das variantes compositivas e monumentais da escultura, de acordo com a sua orientação espacial e a predominância das direcções vertical (força/energia), horizontal (tumulária/jacente), oblíqua (pathos/movimento) e ortogonal (corpo / arquitectura). Paralelamente aos pontos dedicados à monumentalidade colossal (Estado Novo) o capítulo IV, alusivo aos Heróis, centrado, particularmente, na abordagem morfológica do rosto, tratou a figura em contraponto com a tendência para a sua redução icástica induzida pela modernidade. O capítulo V (Mitos) abordou o imaginário e identidade lusíada inequivocamente, relacionado aos arquétipos e à mitopoética nacional. A leitura das obras contextualizadas no ambiente social, político, económico e artístico, subordinadas ao cruzamento dos sistemas de pensamento e modalidades de representação, em que se identifica e define o campo conceptual (formulados a partir dos conceitos operativos da estrutura e valores da linguagem - composição) permitiu abstrair princípios científicos, estruturantes, que transformam o ilusionismo caleidoscópico dos ismos numa imagem congruente e intemporal da escultura.
The background of Portuguese sculpture imagery cannot be disassociated from its cultural and geopolitical position. It is endogenous with roots that have assimilated Mediterranean influences expanding over the Atlantic in additional miscegenation and it is exogenous thanks to the cultures of other folk with whom it came into contact. The conceptual vagueness born in the 20th century confronted with the hybridization of the artistic sector through expansion in the field of speech, and in the fields of plastic arts or visual arts have, in this context, determined the making of an overall conceptual device. The analysis of the variables concerning the operational means and the thematic as well as imagery changes, following the discovery of theoretical principles, invariable, led to the systematization of morphological tendencies, composite and symbolical trends of sculpture. What Public Sculpture in Portugal Monuments, Heroes and Myths (20th century) presents is a multidisciplinary study revolving around three themes (related to the subtitle) which are structured into five chapters beginning with the composing and the monumental subdivisions of sculpture according to its guidance space and the predominance of the vertical (strength/energy), horizontal (tomb/jacent), oblique (pathos/movement) and orthogonal (body/architecture) directions. In parallel to the points dedicated to the colossal monument ( Estado Novo ), chapter IV, which is based on the Heroes and particularly focused on the morphological study of the face, used the figure in contrast with the tendency for its non-iconic reduction resulting from modern trends. Chapter V (Myths) discusses the imaginary and the Portuguese identity, unequivocally related to the archetypes and to the natural mythical poetry. The understanding of the works contextualized within their social, political, economical and artistic environment, subject to the intercrossing of systems of thought and means of representing in which it identifies itself and defines the conceptual field (formulated from the operational concepts of structure and the value of speech composing) allowed for the abstraction of scientific structural principles which have transformed the kaleidoscopical illusion of the isms into a congruent and timeless image of sculpture.
Descrição: Tese de doutoramento, Belas-Artes ( Escultura), Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, 2009
URI: http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000556669
http://hdl.handle.net/10451/661
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