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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6717

Título: Trabalho prático no ensino da química : um estudo com alunos do 12º ano
Autor: Mendes, Antero Dâmaso Santinhos, 1965-
Orientador: Freire, Ana Maria, 1947-
Palavras-chave: Didáctica das ciências
Ensino da química
Teses de mestrado - 2012
Issue Date: 2012
Resumo: Este estudo teve como finalidade conhecer as reacções dos alunos do 12º ano de escolaridade ao uso de situações de ensino concebidas com base nas Orientações Curriculares do Programa de Química. Para isso, pretendeu-se conhecer as potencialidades atribuídas pelos alunos de Química às actividades usadas em sala de aula, as aprendizagens que dizem ter realizado através do uso de Actividades Laboratoriais (AL), Actividades de Projecto Laboratorial (APL) e Actividades Práticas de Sala de Aula (APSA), as dificuldades que eles sentiram ao realizar essas actividades e o modo como as ultrapassaram e pretendeu-se conhecer, simultaneamente, as mudanças percepcionadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem em consequência do uso da AL, APL e APSA e sobre o uso do computador. Para concretizar estas finalidades optou-se por uma metodologia mista, adoptando-se uma abordagem qualitativa com orientação interpretativa, na qual se valorizaram as perspectivas e os significados atribuídos pelos participantes às situações, e uma quantitativa. A investigação foi realizada, num ambiente natural de sala de aula, na perspectiva do professor como investigador. Neste estudo, participaram 16 alunos inscritos na disciplina de Química do 12º ano, de uma Escola Básica e Secundária do distrito de Leiria. Os dados desta investigação foram recolhidos através de documentos escritos e de entrevista. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados utilizando-se o método do questionamento e comparação constantes. Os resultados revelaram que os alunos consideram que tanto as AL como as APL e as APSA são importantes para a sua aprendizagem. No entanto, enquanto as AL permitem desenvolver competências procedimentais e atitudinais, as APL e as APSA são mais importantes para a sua aprendizagem, uma vez que permitem, também, desenvolver competências cognitivas, sendo mais importantes para a vida futura dos alunos. Os resultados revelaram que, com o decorrer das actividades, os alunos ultrapassaram as dificuldades, tendo desenvolvido e adquirido competências procedimentais, cognitivas e atitudinais. Os resultados mostraram, também, que os alunos percepcionaram mudanças no processo ensino/aprendizagem da Química, que gostaram das estratégias do professor e que o uso do computador foi importante para a sua aprendizagem e imprescindível para a elaboração dos trabalhos.
The primary concern of this study was aimed at understanding the 12th grade Chemistry student’s reactions to the use of teaching practices designed accordingly to the National Curriculum guidelines of the Chemistry Program. For such purpose, it was intended to acknowledge the student’s assessment regarding the activities potential performed in the classroom; what knowledge they mention to have acquired through Laboratory Activities (LA), Project Laboratory Activities (PLA) and Practical Classroom Activities (PCA); which difficulties they encountered while performing those activities and what they did to overcome them; what changes they perceived within the teaching/learning process as a result of the use of the LA, PLA and PCA; finally what they thought of using computers. In order to accomplish these goals we chose a mixed methodology based on a qualitative approach with interpretative orientation, in which emphasis was given to the views and meanings attributed by the participants to each situation as well as a quantitative assessment. The data included in this research was gathered in a spontaneous classroom environment under the teacher’s perspective as researcher. This study involved 16 students enrolled in the 12th grade Chemistry subject of a Secondary School in the Leiria district. The resulting data in this research was collected through written documents and interviews. When submitted to analysis, the data was codified e categorized by the included questioning and comparing methods. The results revealed that the pupils consider LA, PLA and PCA important to their learning process. Nevertheless, while LA allows them to develop procedural and attitudinal competences, the PLA and PCA are more important for their learning once they also allow developing cognitive competences which are more relevant to their future. During the course of the activities, the results revealed that pupils surpassed difficulties by developing and acquiring procedural, cognitive and attitudinal competences. The results also revealed that pupils perceived changes in the teaching/learning Chemistry process and appreciated the teacher’s strategies and that computer usage was important to their learning and to their essays preparation.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6717
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