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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6718

Título: Recursos educativos digitais no ensino de física e química : um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade
Autor: Ferreira, Carla Isabel Valentim, 1971-
Orientador: Freire, Ana Maria, 1947-
Palavras-chave: Didáctica das ciências
Tecnologias educativas
Ensino da física
Ensino da química
Teses de mestrado - 2012
Issue Date: 2012
Resumo: Com este estudo pretende-se conhecer em que medida as novas tecnologias, fazendo uso de diferentes Recursos Educativos Digitais (RED), podem promover novos contextos de aprendizagem para os alunos alterando a função docente, nas aulas de Físico-Química, durante a implementação de uma proposta para o ensino da Energia. Procurou-se conhecer as perceções dos alunos sobre o uso de RED no ensino da Físico-Química, concebendo uma sequência de aulas integrando, investigações e RED como estratégia de ensino; conhecer que avaliações fizeram os alunos sobre o uso de RED; identificar que aprendizagens os alunos realizaram durante as tarefas propostas; que potencialidades atribuíram os alunos ao uso de RED; que potencialidades atribuíram os alunos ao uso do Facebook e ainda que tipo de rede emerge das interações usando o Facebook. Neste estudo, foi usada uma metodologia mista com abordagem qualitativa e orientação interpretativa e com abordagem quantitativa. Foi adotada como estratégia de investigação um estudo sobre a própria prática. O estudo realiza-se numa escola Básica e Secundária, do distrito de Leiria. Participaram no estudo 24 alunos de uma turma de 7º Ano de escolaridade, do 3º ciclo do Ensino Básico. Os instrumentos de recolha de dados foram: inquérito por questionário, registos áudio, entrevista por grupo focado e documentos escritos. A análise de dados foi organizada em duas fases. Primeiro os dados foram codificados e categorizados, procedendo-se a uma análise de conteúdo. Foi utilizado o programa Excel para o tratamento de dados dos inquéritos e a aplicação “myFnetwork”, para analisar o tipo de interações que emergem da rede social. Os resultados revelaram que houve mudanças nas perceções dos alunos sobre o uso de RED no ensino e aprendizagem da Energia, nas aulas de Física e Química. A utilização de RED nas aulas de Física e Química, revelou-se muito importante, dado que permitiu aos alunos a vivência de uma experiência enriquecedora e motivante, proporcionando diferentes experiências de aprendizagem e permitindo que os alunos mobilizassem diferentes competências cognitivas, procedimentais, de comunicação e atitudinais. A investigação efetuada e o resultado associado, permitem apelar para sugestões importantes, como proceder ao uso de mais e melhores recursos educativos digitais, de forma a otimizar a sua implementação pedagógica, usando as Redes Sociais, com todas as questões de ética devidamente salvaguardadas, contribuindo assim para a qualidade do ensino e aprendizagem da Física e da Química.
This study aims to know what extent new technologies, using different Digital Educational Resources (RED), can promote new learning environments for students by changing the teaching function in the classes of Physics-Chemistry, during the implementation of a proposal for the teaching of Energy. We aimed to understand the perceptions of students about the use of RED in the teaching of Physics-Chemistry, creating a sequence of lessons integrating, research and RED, as teaching strategies to know how students rated RED: to identify what students learned when doing the proposed tasks; what potentialities students identified in RED; what potentialities students identified in Facebook and also what type of network emerges from the interactions using Facebook. This study used a mixed methodology approach with qualitative and interpretative guidance and quantitative approach. The strategy adopted was one based on a research study on the practice itself. The study was carried out in Elementary Secondary school, the district of Leiria. The study involved 24 students in a class of 7 th grade. The data collection instruments were questionnaire, audio records, focused group interview and written documents. Data analysis was carried out in two stages. First the data were coded and categorized, proceeding to a content analysis. Excel program was used for the treatment of survey data and application "myFnetwork" to analyze the type of interactions that emerge from the social network. The results revealed that there were changes in students' perceptions about the use of RED in teaching and learning of energy in physics and chemistry classes. The use of RED in the classes of Physics-Chemistry, proved to be very important because it allowed students to live an enriching and engaging experience, providing different learning experiences and allowing students to mobilize different cognitive, procedural, communication and attitudinal competences. The research performed and the associated result, suggested important issues such as to make more and better use of digital educational resources in order to optimize its pedagogical implementation using Social Networks, with all the ethical issues adequately safeguarded, thus contributing to the quality of teaching and learning of Physics and Chemistry.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6718
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