Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6837
Título: Autorregulação em crianças do jardim-de-infância: adaptação da escala Teacher Ratings of Behavioral Self-regulation in Preschool Children
Autor: Veiga, Feliciano
Fernandes, Ana
Palavras-chave: Autorregulação em crianças
Avaliação Psicométrica
Representações das Educadoras de Infância
Data: 2012
Citação: Veiga, F H.. & Fernandes, A. (2012, Junho). Autorregulação em crianças do jardim-de-infância: adaptação da escala Teacher Ratings of Behavioral Self-regulation in Preschool Children in D. Domingues et al. (eds.). Atas do 12º Colóquio de Psicologia, Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação, ISPA, Lisboa.
Resumo: Neste estudo, procedeu-se à adaptação portuguesa de uma escala de comportamentos de autoregulação em crianças do jardim-de-infância, a “Teacher ratings of behavioral self-regulation in preschool children”, de Olson e Kashiwagi (2000). Educadoras de infância, num total de vinte e duas, com idades compreendidas entre os 24 e os 54 anos, classificaram 557 crianças, com idades entre os 3 os 7 anos de idade, do género masculino (269) e feminino (288). A escala foi submetida a uma análise de componentes principais com rotação varimax, tendo sido identificadas duas dimensões, conforme o estudo original (self-inhibition e self-assertion). A escala apresentou bons índices de consistência interna. No estudo da validade externa, os factores da escala apareceram relacionados, no sentido esperado, com variáveis específicas - comportamentos de implicação entre pares, género e idade das crianças. Os resultados sugerem que a versão agora adaptada apresenta boas qualidades psicométricas que a tornam útil na investigação em psicologia e em educação.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/6837
Aparece nas colecções:IE - GIPE - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Autorregulacao_JI.pdf381,23 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.