Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Psicologia da Educação (IE-GIPE) >
IE - GIPE - Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6838

Título: Sintomatologia depressiva e percepção do rendimento académico no estudante do ensino superior
Autor: Santos, Luísa Reis
Veiga, Feliciano
Pereira, Anabela
Palavras-chave: Sintomatologia Depressiva
Percepção do rendimento académico
Estudante
Ensino Superior
Issue Date: 2012
Citação: Santos, L. & Veiga, F. (2012, Junho). Sintomatologia depressiva e percepção do rendimento académico no estudante do ensino superior. in D. Domingues et al. (eds.). Atas do 12º Colóquio de Psicologia, Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação, ISPA, Lisboa.
Resumo: A depressão tem sido apontada, na literatura, como um dos factores psicológicos influentes na aprendizagem e, consequentemente, no sucesso académico. Este estudo teve como objectivos caracterizar os níveis de sintomatologia depressiva em estudantes do ensino superior, tendo em conta variáveis sóciodemográficas e académicas, e analisar a associação existente entre sintomatologia depressiva, nesses mesmos estudantes, e a sua percepção de rendimento académico. A amostra foi composta por 666 alunos da Universidade de Aveiro, do 1º ao 3º ano das áreas de engenharias, saúde, ciências sociais e humanas e ciências tecnologias, que responderam ao Inventário da Depressão em Estudantes Universitários e à questão “Como avalia o seu rendimento académico actualmente?”. Os resultados indicaram que a sintomatologia depressiva era mais elevada nas mulheres, nos alunos de saúde e nos alunos com estatuto socioeconómico mais baixo. Verificou-se ainda uma associação negativa fraca a moderada entre a sintomatologia depressiva e a percepção do rendimento académico. Estes dados realçam a importância da intensificação de iniciativas de prevenção e de promoção da saúde mental para o sucesso académico.
Descrição: Comunicação apresentada no 12º Colóquio de Psicologia, Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento: Olhares Contemporâneos através da Investigação
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/6838
Appears in Collections:IE - GIPE - Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Sint_depressiva_ensino_superior.pdf291,13 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE