Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6842
Título: A expressão da Reforma de António Rodrigues Sampaio no município de Lisboa ou a afirmação de um "governo dos assuntos educacionais"
Autor: Silva, Carlos Manique da
Palavras-chave: Descentralização do ensino
Reforma de António Rodrigues Sampaio
Município de Lisboa
Data: Jul-2012
Editora: Faculdade de Educação e Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia
Citação: Silva, Carlos Manique da (2012). A expressão da Reforma de António Rodrigues Sampaio no município de Lisboa ou a afirmação de um "governo dos assuntos educacionais", Educação e Filosofia, v. 26 (52), pp. 449-464.
Resumo: O artigo procura captar a ação educativa do município de Lisboa durante a primeira grande experiência descentralizadora do ensino, enquadrada pela Reforma de António Rodrigues Sampaio (Lei de 02/05/1878). Ao longo da década de 1880, a Câmara de Lisboa, na assunção de uma vontade local e tentando dar corpo a um projeto republicano de educação popular, protagoniza um interessante movimento de renovação educacional. O Estado, no entanto, tenta a todo o custo refreá-lo. Mas a verdade é que a iniciativa reformadora da Câmara prossegue bem explícita nos seus objetivos e firmada numa série de medidas e realizações. É paradigmática, por exemplo, a aposta na escola graduada (ou central). Trata-se, porém, de uma dinâmica que contrasta com a da generalidade dos outros municípios do país, destituídos de uma elite política forte e de recursos financeiros.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6842
Aparece nas colecções:IE - GIHE - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A expressão da Reforma de Rodrigues Sampaio.pdf470,47 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.