Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6844
Título: Educação e mass media na modernidade: Efeitos do ranking escolar em análise
Autor: Melo, Benedita Portugal e
Palavras-chave: Reflexividade social
Autoconfrontação
Efeito de agenda setting
Rankings de escolas
Data: 2007
Editora: Imprensa de Ciências Sociais
Citação: Escola, jovens e média, 2007.
Resumo: A propósito da divulgação anual dos rankings de estabelecimentos de ensino secundário, são abordadas, neste capítulo, as relações entre os media e a escola. Partindo, por um lado, dos conceitos de reflexividade social (Giddens), de autoconfrontação (Beck) e das teorias do efeito de agenda setting produzido pelos media, e, por outro lado, dos resultados de uma pesquisa exploratória, procura-se equacionar de que forma os media impressos, ao passarem a publicitar os rankings de escolas, poderão estar a gerar efeitos de autoconfrontação nos docentes do ensino secundário e a potenciar uma reflexividade social acrescida, com eventuais implicações na orientação da sua acção, quer no plano institucional, quer no plano das práticas pedagógicas.
URI: http://hdl.handle.net/10451/6844
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIEDF - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação e Mass media.pdf2,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.