Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6844
Title: Educação e mass media na modernidade: Efeitos do ranking escolar em análise
Authors: Melo, Benedita Portugal e
Keywords: Reflexividade social
Autoconfrontação
Efeito de agenda setting
Rankings de escolas
Issue Date: 2007
Publisher: Imprensa de Ciências Sociais
Citation: Escola, jovens e média, 2007.
Abstract: A propósito da divulgação anual dos rankings de estabelecimentos de ensino secundário, são abordadas, neste capítulo, as relações entre os media e a escola. Partindo, por um lado, dos conceitos de reflexividade social (Giddens), de autoconfrontação (Beck) e das teorias do efeito de agenda setting produzido pelos media, e, por outro lado, dos resultados de uma pesquisa exploratória, procura-se equacionar de que forma os media impressos, ao passarem a publicitar os rankings de escolas, poderão estar a gerar efeitos de autoconfrontação nos docentes do ensino secundário e a potenciar uma reflexividade social acrescida, com eventuais implicações na orientação da sua acção, quer no plano institucional, quer no plano das práticas pedagógicas.
URI: http://hdl.handle.net/10451/6844
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIEDF - Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação e Mass media.pdf2,34 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.