Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6848
Título: De que se fala quando se fala na "escola para todos"? Uma análise da programação da RTP - 1974 a 1999
Autor: Melo, Benedita Portugal e
Palavras-chave: ‘Escola para todos’
Agendamento
Tematização
RTP
Data: 2003
Editora: Centro de Investigação em Educação
Citação: Democratização Escolar: Intenções e Apropriações
Resumo: Procurando dar resposta à questão “como é que os media participaram na construção de uma imagem pública de ‘escola para todos’ desde 1974 até 1999?” procura-se sistematizar, na primeira parte deste artigo, os contributos teóricos de dois paradigmas que estudaram a lógica de funcionamento e os efeitos da comunicação social: “estudos produtivos” e “agenda-setting”. A partir da pesquisa documental realizada – análise de todos os programas de ‘grande informação’, transmitidos pela RTP, em horário nobre, desde o 25 de Abril de 1974 até ao final de 1999, no canal 1 e 2 – examina-se a importância que foi concedida pela RTP ao tema educação no conjunto da informação não diária; em que medida é que o tema da ‘escola para todos’ foi assumido como relevante pela RTP no período imediatamente seguinte ao 25 de Abril de 1974; o modo como a tematização realizada pela RTP sobre a educação acompanhou a própria evolução do conceito de ‘escola para todos’. Por fim, reflecte-se sobre os possíveis efeitos na opinião pública das representações sociais produzidas e transmitidas pela RTP sobre o sistema educativo português durante aquele período de tempo.
URI: http://hdl.handle.net/10451/6848
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIEDF - Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
De que se fala quando se fala.pdf4,17 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.