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Título: Mathematical challenges in a primary school: Learning experiences based in collaborative work
Autor: Medeiro, Áurea
César, Margarida
Palavras-chave: 1.º Ciclo do ensino básico
Matemática
Diversidade
Apoios educativos especializados
Comprometimento cognitivo
Trabalho colaborativo
Natureza das tarefas
Promoção do sucesso escolar
Issue Date: Jul-2012
Citação: Quaderni di Ricerca in Didattica (Mathematics), n. 22, Supplemento n.1, 2012. Special issue: Facilitating access and participation: Mathematical practices inside and outside the classroom, editores B. di Paola & J. Díez-Palomar
Resumo: As escolas portuguesas confrontam-se, cada vez mais, com os desafios que advêm dos princípios da educação inclusiva. No 1.º ciclo a facilitação do acesso ao sucesso escolar, por parte de todos os alunos, é particularmente importante, pois configura as relações posteriores destes com as aprendizagens e com a escola. O trabalho colaborativo, a criação de espaços de pensamento (Perret-Clermont, 2004), bem como a natureza das tarefas jogam um papel fundamental nos desempenhos matemáticos dos alunos, especialmente daqueles que apresentam compromissos cognitivos. Assumindo uma abordagem interpretativa e um design de investigação-acção, acompanhámos uma turma do 3.º ano do ensino básico, onde também participava um aluno do 2.º ano, sinalizado com apresentando necessidades educativas especiais. Os resultados iluminam a relevância do trabalho colaborativo e da natureza das tarefas para o acesso dos alunos ao sucesso escolar, nomeadamente em matemática. O trabalho em grupo, bem como as discussões gerais, em grande grupo, ilustram a importância dos processos interactivos na apropriação de conhecimentos, bem como na socialização e aceitação, pelos pares.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6882
ISSN: 1592-4424
Appears in Collections:IE - GIPE - Artigos em Revistas Internacionais

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