Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6887
Título: A comunicação entre pais e filhos : perspectivas parentais sobre educação sexual
Autor: Quintal, Marlene
Orientador: Alvarez, Maria João, 1963-
Palavras-chave: Educação sexual
Comunicação pais-filhos
Atitudes dos pais
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: Reconhecendo a importância de uma educação para a sexualidade junto das crianças e jovens, surge em 2009, legislação que implementa a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas. Os pais, enquanto agentes essenciais neste processo de educação, devem ser auscultados pelo que nos interessa conhecer as perspectivas, atitudes e experiências dos pais face à ES nas Escolas e a sua comunicação com os filhos, recorrendo para tal a um questionário on-line. Cerca de 90% dos pais, reforçaram a importância de uma educação sexual em meio escolar, 95% apoiou-a como uma responsabilidade a partilhar entre pais e escola e consideraram que o seu início devia ocorrer até ao final do 1º ciclo. Foi possível verificar que na comunicação com os seus filhos, características como a importância atribuída à ES, o conhecimento, o conforto e a ES recebida, exerciam influência na qualidade, encorajamento e extensão da abordagem realizada. Apesar de considerarem providenciar aos filhos uma ES de qualidade e de considerarem importante uma abordagem abrangente da ES, os pais tendem a discutir sobretudo tópicos específicos relativos à componente biológica da sexualidade e à saúde sexual.
In acknowledgement of the importance of sex education for children and adolescents, legislation to implement mandatory sex education (SE) in Portuguese schools emerged in 2009. Parents, as essential agents in this process, deserve to be heard, and so we set out to understand parents’ perspectives, attitudes and experiences on SE in schools, and their communication with their children, using an online survey. Around 90% of parents, reinforced the importance of SE in schools, 95% supported it as a shared responsibility between parents and schools and considered its onset as being necessary before the end of 4th grade. They believe that in communicating with their children, features such as the importance attributed to SE, knowledge, comfort and the SE received, impact the quality, encouragement and extension of this approach. Despite considering that they provide their children with a quality SE and regard a comprehensive approach to SE as being important, parents tend to discuss specific topics mainly related to biological issues and sexual health.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6887
Aparece nas colecções:FP - Dissertações de Mestrado

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