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Título: As bases da maturidade vocacional : adaptação da Escala de Desenvolvimento Vocacional na Infância
Autor: Ramos, Ana Rita Canêlhas dos
Orientador: Janeiro, Isabel Nunes, 1960-
Palavras-chave: Desenvolvimento vocacional
Maturidade vocacional
Escalas de avaliação
Teses de mestrado - 2012
Issue Date: 2012
Resumo: A presente dissertação insere-se no âmbito do estudo do desenvolvimento vocacional na infância, tendo tido como fundamentação o modelo teórico das bases de maturidade de carreira de Super (1990) que inclui nove dimensões (curiosidade, exploração, informação, modelos, interesses, locus de controlo, perspectiva temporal, auto-conceito e planeamento). O objectivo geral do estudo foi adaptar para português a versão americana do Childhood Career Development Scale de Schultheiss e Stead (2004); bem como analisar a relação entre as diferentes sub-escalas e variáveis tais como o sexo, o ano de escolaridade, a comunicação familiar e o interesse por modelos de referência. Neste estudo participaram 225 alunos do 4º e do 6º ano de escolaridade de três estabelecimentos. Foram aplicados os seguintes instrumentos: a Escala de Desenvolvimento Vocacional na Infância (EDVI) e o Questionário de Dados Vocacionais (QDV). A análise em componentes principais indicou a presença de oito componentes com níveis de consistência interna adequados (oito das nove dimensões do modelo de Super). A análise das relações entre os níveis de desenvolvimento vocacional e outras variáveis mostraram que não existem diferenças significativas entre sexo; os alunos do 4º ano têm níveis de desenvolvimento mais elevados do que os alunos do 6º ano em duas sub-escalas; os participantes que não conversam com a família sobre as profissões apresentam níveis mais baixos de desenvolvimento vocacional em comparação com aqueles que falam com um ou mais familiares; e não é o facto de um indivíduo ter ou não um modelo de referência que se relaciona com os níveis de desenvolvimento vocacional mas sim o tipo de modelo e as razões pelas quais o indivíduo considera esse modelo como referência.
This dissertation falls within the study of career development in childhood. The conceptual basis is Super’s (1990) Model of the Bases of Career Maturity which includes nine dimensions (curiosity, exploration, information, key-figures, interests, locus of control, time perspective, self-concept and planfulness). This study’s main purpose is to adapt to Portuguese the Childhood Career Development Scale of Schultheiss & Stead (2004), American version; as well as to analyze the relationship between the different sub-scales and variables such as gender, grade, family communications and the interest by reference models. This study included the participation of 225 students from 4th and 6th grade of three different schools. The following instruments were applied: the Escala de Desenvolvimento Vocacional na Infância (EDVI) and the Questionário de Dados Vocacionais (QDV). Principal components analysis indicated the presence of eight components with adequate internal consistency (eight of super’s nine dimensions). The analysis of the relationship between the levels of career development and other variables showed that there were no significant differences between gender; the 4th graders scored higher than the 6th graders in two sub-scales; the participants that don’t talk to their families about jobs show lower levels of career development when compared to the ones who speak with one or more family members; and it’s not whether someone has or hasn’t a key-figure that is related to higher levels of career development, but the type of model and the reasons why he has that key-figure.
Descrição: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6893
Appears in Collections:FP - Dissertações de Mestrado

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