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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/692

Title: "Sentimentos que crescem" : uma proposta de avaliação emocional
Authors: Alves, Marisa Isabel Rosa
Advisor: Sá, Maria Isabel Real Fernandes de, 1959-
Keywords: Psicoterapia infantil
Emoções
Teses de mestrado
Issue Date: 2008
Abstract: Este estudo analisa uma proposta de um instrumento de avaliação emocional para crianças. O instrumento de avaliação consiste numa história acompanhada de entrevista em que foram incluídos doze domínios de avaliação emocional: Capacidade de identificar experiências emocionais; Conceito de emoção; Ligação entre a intensidade da emoção e a memória da situação elicitadora; Conhecimento das regras de expressão; Capacidade de integrar a informação pessoal na atribuição da emoção; Identificação de emoções em situações incongruentes; Emoções e intencionalidade; Consciência da simultaneidade de emoções; Compreensão do papel da Moralidade na atribuição de emoções; Ligação entre pensamento e emoção; Diferenciação entre a emoção real e da emoção expressa e Regulação da experiência subjectiva da emoção. Participaram neste estudo 29 crianças, entre os 6 e os 11 anos de idade, cujas respostas foram classificadas e analisadas. Foram encontradas diferenças significativas no domínio da Ligação entre a intensidade da emoção e a memória da situação elicitadora, as crianças mais velhas utilizavam mais sistematicamente essa ligação para justificarem a emoção experienciada. Nos restantes domínios os resultados apontam para uma distribuição idêntica pelas diferentes categorias em função da idade.
The present study examined a possible social-emotional assessment instrument for children. The assessment instrument consists of a story accompanied by interview in which twelve domains of emotional evaluation were included: Identification of emotional experiences; Concept of emotion; Connection between the intensity of the emotion and the memory of the situation that provoked it; Display rules knowledge; Personalized Inferences in the attribution of emotion; Inferring of emotions from conflicting cues; Emotions and intentionality; Insight to simultaneous emotions; Understanding of morality in the attribution of emotions; Connection between thought and emotion; Distinction between real emotion and expressed emotion and Regulation of the subjective experience of emotion. Twenty nine children were involved in this study, between 6 and 11 years old, whose answers were classified and analysed. Significant differences were found in the domain Connection between the intensity of the emotion and the memory of the situation that provoked it . The oldest children used more systematically this connection to justify the experienced emotion. In the remaining domains no development pattern was found.
Description: Tese de mestrado integrado em Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10451/692
Appears in Collections:FPCE - Dissertações de Mestrado

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