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Título: Ecos de vanguarda: um esboço para uma compreensão das novas dramaturgias
Autor: Azevedo, Eunice Lopes Tudela de
Orientador: Lemos, Vera Sampaio de,1951-
Palavras-chave: Teatro pós-dramático
Avant-garde (Estética)
Teatro - séc.20
Teses de mestrado - 2012
Data de Defesa: 2011
Resumo: As novas dramaturgias como um afastamento radical em relação ao teatro dramático, serão, juntamente com uma abordagem seletiva da vanguarda histórica, os focos centrais das páginas que se seguem. A viagem que se realizará através dos vários movimentos de vanguarda da primeira metade do século XX, pretende salientar as respetivas contribuições para a formação de elementos característicos das novas dramaturgias. Com o auxílio da produção teórica de Hans-Thies Lehmann, far-se-á uma incursão pelas mais variadíssimas concretizações das novas dramaturgias, de maneira a definir os seus traços principais e de que forma eles se reportam à vanguarda, bem como a sua aplicação prática em espetáculos contemporâneos. Parte-se de uma breve análise da Poética de Aristóteles, enquanto texto fundador do drama; um conceito essencial para levar a cabo o confronto entre teatro dramático e teatro pós-dramático, para uma melhor caracterização deste último.
Abstract: The main concerns of the present dissertation are the new dramaturgies and their radical demarcation when it comes to dramatic theatre, as well as a selective approach to the historical avant-garde that aims at underlining its possible contribution to the formation of elements that are distinctive of the new dramaturgies. With the aid of Hans-Thies Lehmann's theatrical theory, an incursion through the vast array of possible embodiments of these new dramaturgies will be attempted in a way that allows one to define their most bold stylistic traits and how they can be traced back to the experimentation of the avant-garde. An analysis often accompanied by practical contemporary examples of how these traits are applied in today's theatre will be attempted as well. Our journey begins with a brief presentation of the dramatic principles enunciated in the pages of Aristotle's Poetics that prove themselves essential to the comparison between dramatic and postdramatic theatre in an effort to best describe the latter.
Descrição: Tese de mestrado, Estudos de Teatro, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6927
Aparece nas colecções:FL - Dissertações de Mestrado

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