Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Letras (FL) >
FL - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6987

Título: Bringing international English into the classroom: a case study of 3rd grade Portuguese students
Autor: Abreu, Maria Fernanda Papafina
Orientador: Azuaga, Maria Luísa,1945-
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Comunicação intercultural
Globalização
Teses de mestrado - 2012
Issue Date: 2011
Resumo: No nosso mundo global o inglês é utilizado em vários domínios e com muitos objectivos comunicativos entre pessoas de diferentes nacionalidades. Usado nos negócios, na ciência, com fins culturais, o inglês está em crescimento, tendo-se convertido numa língua global de comunicação entre falantes não-nativos de diferentes nações. Este facto constitui uma perspectiva completamente nova acerca do modo como a pessoas se relacionam com a língua a um nível internacional. Estudantes dos países europeus do denominado Circulo em Expansão (Kachru 1985), geralmente aprendem inglês como língua estrangeira. Todavia, tendo em mente o novo estatuto que o inglês vem desempenhando na Europa e no mundo, a sua função de língua internacional, usada como meio de comunicação entre os povos, cada vez mais os professores precisam de se preocupar em alertar os alunos para esta nova realidade, que podem encontrar durante a sua vida e a necessidade de se readaptarem a novas situações. Esta dissertação destaca como a expansão geográfica e funcional do Inglês mudou a nossa percepção do mundo nesta era de globalização e de como, e ao mesmo tempo, afectou a nossa relação com a língua. Nesta tese referem-se vários trabalhos que reflectem sobre esta situação que levanta um grande número de questões para o ensino do inglês, sublinhando a importância a atribuir ao factor inteligibilidade. Considerando estes factos, os alunos de uma turma de uma Escola Básica do 3 º ciclo em Portugal foram convidados a responder um questionário, no sentido de inferir uma perspectiva dos seus conhecimentos acerca da língua, bem como da sua exposição quotidiana à mesma e da sua apetência para aprender inglês, bem como da sua exposição quotidiana a esta língua. Uma vez que duas alunas se mostraram poucas esclarecidas sobre o novo papel do inglês como língua internacional elas foram ainda escolhidas para realizar uma actividade concebida para lhes aumentar o interesse na língua. Para se prepararem para esta tarefa as alunas executaram várias actividades de audição e leitura recorrendo a Ferramentas de Autor (Quandary e Audacity). Posteriormente, foi-lhes solicitado que usassem outras Ferramentas de Autor (Windows Live Movie Maker e Audacity) para gravarem um video que colocaram no YouTube. A partir desta rede de distribuição social, as alunas tomaram consciência de que a maioria das interacções linguísticas envolve cidadãos de várias nações que falam inglês com falantes não-nativos, uma vez que elas também puderam ler os comentários ao seu vídeo que vieram de diferentes partes do mundo.
Abstract: In our globalized world English is used in a great number of domains and for many communicative purposes among people from different nationalities. Used for business, scientific, cultural purposes English is growing to become a global language of communication among speakers of different nations who are non-native speakers of the language. This fact constitutes an entirely new perspective at the way people relate to it at an international level. Students from European countries, of the so-called Expanding Circle (Kachru 1985), usually learn English as a Foreign Language. However, living in a technological and globalized world demands for linguistic international interaction; as English has been playing this role, this fact may have a wide repercussion in its teaching. This dissertation describes the expansion and functions of English and how its spread has changed our perception of the world and implications it may bring for English language teaching. One of the issues addressed here is the question of intelligibility and the consequences it may have in language teaching perspective. Having the new status of English in mind, 3rd cycle students of a Escola Básica in Portugal were asked to answer a questionnaire, to get a perspective of their knowledge concerning the language, and tendencies to English learning and exposure. As only two students were not aware of the new roles of English as an international language, they were further exposed to an activity to broaden their interest in the language In order to prepare the students for this task, they performed a series of listening and reading activities by means of Authoring Tools (Quandary and Audacity). Students were then asked to use other Authoring Tools (Windows Live Movie Maker and Audacity) and post a resulting video at YouTube. From this social distribution network, the students became aware that most interactions are from several nations who speak English as non-native speakers, and they could also read the comments to their video that came from different parts of the world.
Descrição: Tese de mestrado, Estudos Ingleses e Americanos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6987
Appears in Collections:FL - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfl122506_tm.pdfTese1,49 MBAdobe PDFView/Open
ulfl122506_tm_whatsize.wav292,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_what size are you.JPG16,22 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_tick.JPG7,84 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_t shirts.JPG11,98 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_skirts.JPG11,12 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_size 14.JPG12,27 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_size14.wav385,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_size10.wav315,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_pulloverg.jpg6,83 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_pullover.jpg4,99 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_looktshirts.wav256,51 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_lookskirts.wav342,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_lookingaround.wav290,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_looking around.JPG17,33 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_if you need help.JPG19,86 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_havealookpullovers.wav321,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_greencodegreen.wav478,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_goodbye.JPG13,54 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_fityou.wav219,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_fitting room.JPG10,27 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_experiencia2.wav293,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_change.wav277,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_cashorcard.wav279,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_can i help you.JPG15,59 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_can i have another size.JPG12,21 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_buyseller.JPG11,65 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_buying.htm47,56 kBHTMLView/Open
ulfl122506_tm_buyer.JPG9,27 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_anythingelse.wav286,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_15euros.wav290,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_15 euros.JPG9,64 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_13 euros.JPG9,96 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_12_euros.JPG9,74 kBJPEGView/Open
tksniceday.wav279,04 kBWAVView/Open
quandary buying clothes.2qn36,21 kBaudio/basicView/Open
ulfl122506_tm_goingshopping.wmv46,39 MBaudio/basicView/Open
yellowb.png2,56 kBimage/pngView/Open
ulfl122506_tm_yellow.JPG10,19 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_whiteb.png2,16 kBimage/pngView/Open
ulfl122506_tm_white.JPG9,95 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_redb.png1,74 kBimage/pngView/Open
ulfl122506_tm_red.JPG10,95 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_purpleb.png2,38 kBimage/pngView/Open
ulfl122506_tm_purple.JPG10,65 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_orangeb.png2,61 kBimage/pngView/Open
ulfl122506_tm_orange.JPG10,71 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_matchthewords.jmt5,82 kBaudio/basicView/Open
ulfl122506_tm_matchthewords.htm35,34 kBHTMLView/Open
ulfl122506_tm_greyb.png2,17 kBimage/pngView/Open
ulfl122506_tm_grey.JPG10,49 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_greenb.png2,29 kBimage/pngView/Open
ulfl122506_tm_green.JPG10,86 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_blueb.png1,86 kBimage/pngView/Open
ulfl122506_tm_blue.JPG10,62 kBJPEGView/Open
yellow.JPG10,19 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_white.JPG9,95 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_red.JPG10,95 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_purple.JPG10,65 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_orange.JPG10,71 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_grey.JPG10,49 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_green.JPG8,97 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_coloursentences.htm58,32 kBHTMLView/Open
ulfl122506_tm_blue.JPG10,62 kBJPEGView/Open
yellowc.jpg3,54 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_whitec.jpg3,34 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_redc.jpg3,71 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_redbear.jpg3,48 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_purplelion.jpg3,62 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_pinkbear.jpg3,57 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_penblack.JPG9,71 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_orangec.jpg3,53 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_greyrabbit.jpg3,65 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_greenc.jpg3,54 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_cwcolours.htm44,83 kBHTMLView/Open
ulfl122506_tm_coloursun.wav212,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_coloursky.wav268,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_colourschoolbag.wav291,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_colourpen.wav257,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_colourorange.wav266,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_colourleaves.wav274,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_colourclouds.wav216,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_colourcarrabbit.wav258,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_colourcarlion.wav256,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_colourcar.wav255,04 kBWAVView/Open
ulfl122506_tm_bluec.jpg3,39 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_brownschoolbag.JPG15,41 kBJPEGView/Open
yellow.JPG10,19 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_white.JPG9,95 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_red.JPG10,95 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_purple.JPG10,65 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_orange.JPG10,71 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_matchthewordsb.htm34,1 kBHTMLView/Open
ulfl122506_tm_grey.JPG10,49 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_green.JPG10,86 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_blue.JPG10,62 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_what lovely clothes.JPG11,89 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_shoppinglacunas.htm38,43 kBHTMLView/Open
ulfl122506_tm_Wellingtons.JPG11,06 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_trainers.JPG10,09 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_slippers.JPG9,11 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_flipflops.JPG10,48 kBJPEGView/Open
ulfl122506_tm_boots.JPG10,16 kBJPEGView/Open
shoppingmatch.htm34,14 kBHTMLView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia