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Título: Articulação da Aprendizagem, da Avaliação e do Ensino: Questões Teóricas, Práticas e Metodológicas
Autor: Fernandes, Domingos
Palavras-chave: Avaliação em Educação
Avaliação das Aprendizagens
Avaliação para as Aprendizagens
Teoria da Avaliação
Práticas de Avaliação
Metodologias de Investigação
Aprendizagem
Desenvolvimento Curricular
Issue Date: 2011
Editora: Porto Editora
Citação: Fernandes, D. (2011). Articulação da aprendizagem, da avaliação e do ensino: Questões teóricas, práticas e metodológicas. In M.P. Alves e J.-M. De Ketele (Orgs.), Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo, pp. 131-142. Porto: Porto Editora.
Resumo: A avaliação de percursos de aprendizagem dos alunos no contexto das salas de aula só tem significado se estiver fortemente articulada com a aprendizagem e com o ensino. Dificilmente se poderão fazer progressos assinaláveis num domínio tão intrinsecamente pedagógico como é o da avaliação, sem investigar as suas relações com a aprendizagem, com o ensino e com as dinâmicas e ambientes existentes nas salas de aula. A compreensão e a conceptualização destas relações é relevante para que se possam melhorar as práticas, nomeadamente através de tarefas que possam ser utilizadas para aprender, para avaliar e para ensinar. A verdade é que estes três processos têm sido investigados de forma isolada e, por isso, não tem sido fácil definir as suas relações, nem contribuir para que se construa uma visão mais holística, integrada e dinâmica das realidades da aprendizagem, da avaliação e do ensino. É neste quadro que decidi fazer uma reflexão acerca de três questões críticas relacionadas com o problema de articular a avaliação com a aprendizagem, com o ensino e com uma diversidade de elementos que acompanham necessariamente estes processos (e.g, conhecimentos e concepções dos professores; interacções sociais nas salas de aula; feedback). Nestas condições, este artigo está organizado em três secções principais: a) questões relacionadas com a construção teórica; b) questões relacionadas com o desenvolvimento das práticas; e c) questões relacionadas com a evolução da metodologia e dos procedimentos utilizados. O artigo termina com a elaboração de algumas reflexões e considerações finais.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6988
ISBN: 978-972-0-34902-6
Appears in Collections:IE - GIAE - Capítulos de Livros

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