Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6989
Título: Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico
Autor: Borralho, António
Fernandes, Domingos
Vale, Isabel
Gaspar, Andreia
Dias, Raquel Pepo
Palavras-chave: Avaliação em Educação
Avaliação das Aprendizagens
Educação Matemática
Desenvolvimento Curricular
Avaliação para as Aprendizagens
Práticas de Ensino
Aprendizagem
Participação dos Alunos
Inovação Curricular
Avaliação de Programas
Práticas de Avaliação
Data: 2011
Editora: Associação de Professores de Matemática
Citação: Borralho, A., Fernandes, D., Vale, I., Gaspar, A. e Dias, R. (2011). Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico. In Actas do Encontro Nacional de Professores de Matemática -ProfMat 2011. Lisboa: APM
Resumo: Pretende-se dar a conhecer um estudo de avaliação que foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação (ME) e que vem na sequência de um outro levado a cabo em 2009/2010 (Fernandes, Vale, Borralho & Cruz, 2010). Realizou-se ao longo de cerca de dez meses (Março a Dezembro de 2010) por uma equipa de avaliação constituída por Domingos Fernandes, da Universidade de Lisboa, António Borralho, da Universidade de Évora, Isabel Vale, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, Andreia Gaspar, bolseira de investigação na Universidade de Lisboa e Raquel Pepo Dias, aluna do mestrado em Ciências da Educação (Avaliação Educacional) da Universidade de Évora. Colaboraram ainda no estudo Elsa Barbosa, professora do ensino secundário, Rosa Ferreira, da Universidade do Porto e Teresa Pimentel, da ESE de Viana do Castelo. O estudo foi organizado tendo em conta os seguintes objectivos principais: a) Descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores experimentadores e/ou por professores a leccionar no âmbito do processo de generalização; b) Descrever, analisar e interpretar o envolvimento e a participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens no contexto das salas de aula; c) Avaliar as referidas práticas e a participação dos alunos tendo em conta os principais propósitos constantes no PMEB e noutros materiais curriculares aplicáveis.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/6989
Aparece nas colecções:IE - GIAE - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ensino,Avaliação e Participação dos Alunos.pdf1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.