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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/6990

Título: O processo de génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções no 11.º ano
Autor: Almeida, Ana Cristina
Oliveira, Hélia
Palavras-chave: Calculadora gráfica
Génese instrumental
Esquemas
Aprendizagem das funções
Issue Date: 2009
Editora: APM
Citação: Almeida, A. & Oliveira, H. (2009). O processo de génese instrumental e a calculadora gráfica na aprendizagem de funções no 11.º ano. Quadrante, 19(1,2), 87-118.
Resumo: Este estudo tem como objectivo estudar como alunos do 11.º ano integram a calculadora gráfi ca na sua actividade no tema Funções Racionais, ou seja, como se caracteriza o processo de génese instrumental. Procura dar resposta às questões: (a) Quais os esquemas instrumentais e de compreensão algébrica que os alunos utilizam e como estes se relacionam? (b) Qual o papel do contexto de aprendizagem no processo de génese instrumental? Neste estudo adoptou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com a realização de um estudo de caso. As estratégias de recolha de dados foram a entrevista, observação de aulas e análise das produções escritas dos alunos. Os resultados indicam que os alunos integram a calculadora gráfi ca na sua actividade de forma signifi cativa, tendo desenvolvido diversos esquemas instrumentais. Embora valorizarem a aplicação de esquemas de compreensão algébrica, a utilização da máquina terá contribuído para o desenvolvimento de esquemas mentais que permitem entender a Álgebra como um meio de representação. Verifi ca-se a importância do contexto de aprendizagem, nomeadamente: o desenvolvimento de tarefas envolvendo diferentes representações e a conversão entre elas; a discussão das tarefas usando uma calculadora gráfi ca ligada ao viewscreen; a ênfase dada às limitações da tecnologia e à escolha da janela de visualização
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/6990
ISSN: 0872-3915
Versão do Editor: http://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=178731&rid=178716
Appears in Collections:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

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