Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/6998
Título: Impacto da utilização de elementos gráficos na aprendizagem dos fundamentos da programação informática
Autor: Travado, José dos Reis, 1963-
Orientador: Reis, Pedro Guilherme Rocha dos, 1965-
Palavras-chave: Ensino da informática
Sistemas informáticos
Programação informática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente relatório procura documentar a minha experiência pedagógica obtida com a prática de ensino supervisionada, no âmbito da disciplina de Introdução à Prática Profissional 4 – Informática do Mestrado em Ensino de Informática da Universidade de Lisboa. A experiência decorreu na Escola Secundária D. Pedro V, em Lisboa, numa turma de 10 alunos do 10º ano do Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de sistemas Informáticos. Propus-me estudar o impacto que a utilização de elementos gráficos pode ter na aprendizagem da programação informática, quer pela facilidade que a visualização traz à sua compreensão, quer pelo maior interesse que desperta nos aprendentes. Nesse sentido utilizei a visualização do efeito bolha do algoritmo bubblesort e adaptei a biblioteca ARToolkit, para possibilitar que os alunos aplicassem filtros às imagens captadas pela câmara de vídeo manipulando uma matriz. Também procurei testar o efeito de tutoria agrupando os alunos em pares pedagógicos. Recolhi informação pela observação diária do interesse dos alunos, do efeito das tutorias, dos resultados das aprendizagens, por uma lista de verificação dos saberes e pelas entrevistas aos alunos e ao Professor-Cooperante. A utilização de elementos gráficos revelou-se eficaz na captação do interesse dos alunos, contribuindo para uma maior aprendizagem. As tutorias também reforçaram a componente formativa das atividades sempre que tutores e tutorados estiveram conscientes e assumiram os seus papéis.
The present report seeks to document my teaching experience gained in the supervised teaching practice in the class Introdução à Prática Profissional 4 – Informática of the Masters in Informatic Teaching at the University of Lisbon. The experiment took place in School D. Pedro V in Lisbon, in a class of 10 students of the 10th year of the Course Profissional Técnico de Gestão e Programação de sistemas Informáticos. I proposed to study the impact that the use of graphics may have in learning computer programming, either by the facility that visualization brings to its understanding, or by the greater interest it rises in the learner. In that sense I used the visualization of the bubble effect of the algorithm bubblesort and I adapted the ARToolkit library to enable students to apply filters to images captured by a video camera manipulating a matrix. I also sought to test the effect of mentoring, grouping students into pedagogical pairs. I have collected information, by daily observation of students' interest, of the effect of tutoring, of the learning results, from a checklist of knowledge and interviews with the students and with the Cooperating Teacher. The use of graphics appears to be effective in capturing the students’ interest, contributing to better learning. The tutorials also reinforced the training component of the activities whenever tutors and tutees were aware and took over their roles.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/6998
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie040193_tm.pdf1,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.