Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7002

Title: A criação de jogos didáticos multidisciplinares, por projetos, usando o Powerpoint
Authors: Silva, Carlos Manuel Seco da, 1959-
Advisor: Matos, João Filipe, 1950-
Keywords: Ensino da informática
Jogos educativos
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Issue Date: 2012
Abstract: Este relatório tem como objetivo descrever a minha intervenção na Escola Secundária de Sacavém, no âmbito da Prática do Ensino Supervisionado, integrado no Mestrado do Ensino da Informática da Universidade de Lisboa. Para além de apresentar as caraterizações da escola, turma e dos alunos, faço uma descrição de como as novas tecnologias estão integradas, hoje em dia, nas nossas escolas e da importância das metodologias colaborativas, aprendizagem por projetos e também do uso de jogos na sala de aula. Faço o enquadramento da minha intervenção no programa da disciplina, estabelecendo os objetivos, conteúdos e estratégias. Tirando partido da tecnologia e com a análise feita à caraterização dos alunos elaboro um cenário e um plano de trabalho para a realização da minha intervenção. Neste cenário recorro à construção de um jogo multidisciplinar, por equipas de trabalho usando metodologia por projetos. Será que a utilização de um jogo na aprendizagem trará melhores resultados para os alunos? Essa é uma questão crítica que pretendo tentar responder com este trabalho. Descrevo em pormenor a minha intervenção, recolho e analiso os dados, avalio os resultados, através da avaliação contínua e do trabalho realizado, bem como dos questionários respondidos. Termino com uma reflexão do tipo de professor que quero ser e da importância deste meu trabalho.
This report aims to describe my intervention in Secondary School of Sacavém, in the context of teaching practice, integrated into Masters of Supervised Teaching of Informatics of the University of Lisbon. In addition to presenting the characterizations of the school, class and students, do a description of how new technologies are integrated today in our schools and the importance of collaborative methodologies, learning projects and also the use of games in the classroom. Do the framing of my speech in discipline program, establishing the objectives, contents and strategies. Taking advantage of technology and the analysis to the characterization of the students, work out a scenario and a work plan for the realization of my speech. In this scenario I resort to building a multidisciplinary team game, using the methodology for projects. Does the use of a learning game will bring better results to students? This is a critical issue that I intend to try to answer with this work. Describe in detail, I collect and analyze data, I evaluate the results through continuous assessment and the work done as well as questionnaires. I will conclude with a reflection of the type of teacher that I want to be and the importance of my job.
Description: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7002
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie040184_tm.pdf1.65 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE