Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Outros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7007

Título: Creative Learning
Autor: Costa, Fernando Albuquerque
Palavras-chave: Criatividade
Aprendizagem
E-learning
Issue Date: 2009
Editora: Associação Industrial Portuguesa
Citação: COSTA, Fernando (2009). Creative Learning (Relato de Mesa Redonda). In Associação Industrial Portuguesa (Ed.), Creative Learning. Innovation Marketplace. Lisboa: Associação Industrial Portuguesa. 93-95.
Resumo: Terminou com um rap aquele que, na opinião de muitos, é o maior evento realizado na área da Educação e da Formação em Portugal. Um duplamente criativo rap sobre o eLearning e os desafios que esse novo conceito representa para a sociedade em geral e para a educação e a formação em particular. Um desafio principalmente para a escola tal como a conhecemos hoje - anacrónica, desinteressante e em que o objectivo de aprender aparece, aos olhos dos alunos, muito depois de “o lugar onde podemos encontrar os amigos” (Wim Veen, Sessão sobre A Nova Literacia Digital) -, porque nela continua a residir, apesar de tudo, a esperança de um futuro melhor. O e-Learning, central na agenda europeia e constituindo um dos eixos nucleares a partir da cimeira de Lisboa (2000), em que se define como objectivo estratégico tornar a Europa a região do globo tecnologicamente mais desenvolvida em 2010 ("tornar-se na economia baseada no conhecimento mais dinâmica e competitiva do mundo, capaz de garantir um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos, e com maior coesão social"), é natural que tenha vindo a assumir particular relevância nos últimos anos, de forma transversal a todas as áreas, apesar de entendimentos e práticas muito diversas, em busca do objectivo de preparar os cidadãos para uma sociedade ela própria em mudança e cujos contornos não é fácil antecipar.
Arbitragem científica: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/7007
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Outros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
(2009)COSTA,F(RelatoMesaRedonda)CreativeLearningLisboaPT.pdf31,68 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE