Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Livros >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7009

Título: Comunidades de Aprendizagem Moodle. Actas do encontro CaldasMoodle'08
Autor: Costa, Fernando Albuquerque
Páscoa, Rui
Cruz, Elisabete
Spilker, Maria João
Vasques, Paulo
Palavras-chave: Moodle
Plataformas de Gestão da Aprendizagem
Ensino a Distância
Comunidades de Aprendizagem
Issue Date: 2008
Editora: EDUCOM - Associação Portuguesa de Telemática Educativa
Citação: COSTA, Fernando; PÁSCOA, Rui; CRUZ, Elisabete; SPILKER, Maria João & VASQUES, Paulo (Orgs.) (2008). Comunidades de Aprendizagem Moodle. Actas do encontro CaldasMoodle'08 [Edição em CD-Rom]. Monte da Caparica: EDUCOM.
Resumo: Na sequência do primeiro encontro realizado em Portugal, nas Caldas da Rainha, em 2007, o principal propósito do CaldasMoodle‘08 era o de proporcionar um espaço de encontro de todos quantos se interessam e usam a plataforma Moodle para fins pedagógicos no nosso país. Visando permitir a partilha e a reflexão em torno das experiências entretanto desenvolvidas no terreno por alunos e professores, foram propostas para este segundo encontro algumas questões de partida como as que a seguir se apresentam e que de alguma maneira serviram de mote aos trabalhos: * Como foi utilizada a plataforma Moodle? * Para que objectivos em concreto e em que áreas específicas? * Como reagiram os alunos? * Que tipo de actividades desenvolveram? * Que avaliação fazem os professores dos ganhos proporcionados com a sua utilização? * Com que dificuldades se defrontaram? * De que maneira permitiu a plataforma ultrapassar o isolamento em que habitualmente se trabalha? * Que impacto tiveram as actividades desenvolvidas no seio da escola? * E ao nível da comunidade? * Que lições se podem extrair de mais um ano de trabalho? Para além das 5 workshops propostas aos participantes neste encontro, a resposta daqueles que no terreno usam e reflectem sobre o Moodle traduziu-se em 21 comunicações, na sua maioria relativas a experiências realizadas nos diferentes níveis de ensino, incluindo o ensino superior. Relatos de experiências que reflectem diferentes tipos de usos e, de certa maneira, o grau de apropriação de uma ferramenta com potencial efectivo na criação e desenvolvimento de comunidades de aprendizagem.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7009
ISBN: 978-989-95925-0-6
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
CostaF(orgs)(2008)ActasCaldasMoodle2008.pdf8,64 MBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia