Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7014
Título: A utilização das TIC em contexto educativo : representações e práticas de professores
Autor: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Estrela, Albano, 1933-
Marcelo García, Carlos
Palavras-chave: TIC em contexto educativo
Factores condicionantes do uso
Representações e práticas
Formação de professores
Data de Defesa: 2008
Citação: COSTA, Fernando António Albuquerque, 1958- - A utilização das TIC em contexto educativo : representações e práticas de professores. Lisboa : [s.n.], 2008. Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008. Orientadores: Albano Estrela, Carlos Marcelo García
Resumo: Partindo da constatação dos baixos índices de utilização de software educativo e de outros recursos informáticos existentes nas escolas portuguesas, e de que a formação de professores, como tem vindo a ser realizada, é desadequada ao objectivo de preparar convenientemente os professores para o uso das TIC, o estudo aqui apresentado teve como principal finalidade identificar estratégias de trabalho que pudessem contribuir para esse objectivo. Na prática, foi possível implementar uma proposta de formação concebida com base na literatura sobre a problemática das tecnologias em contexto educativo, sobre os factores que facilitam ou inibem a sua adopção, nomeadamente enquanto factor de inovação curricular, e sobre práticas de preparação de professores para ensinarem com tecnologias. Uma proposta assente na convicção de que é absolutamente decisivo o recurso a estratégias que permitam a modificação de atitudes face às novas tecnologias, através da tomada de consciência da importância, utilidade e potencial que essas tecnologias podem trazer ao processo de aprendizagem e de que a formação deve dedicar atenção especialmente ao modo como os professores adquirem o conhecimento sobre as tecnologias. A análise das representações dos professores relativamente à adequação do programa de formação e das alterações percebidas ao nível das suas atitudes, das suas práticas e da confiança com que passaram a encarar, ou não, o uso dos computadores com os seus alunos e sobre os factores que condicionam o maior ou menor uso das tecnologias na escola em geral foi, do ponto de vista metodológico, o eixo central da investigação e a análise qualitativa o principal instrumento de análise de dados. Apesar de algumas limitações inerentes ao estudo, dada a considerável complexidade e multiplicidade de factores envolvidos, concluímos com a apresentação de um conjunto de pistas para o desenho de projectos futuros que visem a preparação dos professores para a integração das TIC nos processos de ensino e de aprendizagem.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2008
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7014
Aparece nas colecções:FPCE - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseCostaF(2008)TICemContextoEducativo.pdf2,85 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.