Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7015
Título: Relação professor-aluno : a comunicação na sala de aula : factores que influenciam a comunicação na sala de aula
Autor: Andrade, Dária Gabriela Ferreira da Cruz
Orientador: Cabrito, Belmiro Gil, 1949-
Palavras-chave: Ensino da economia
Relação pedagógica
Sala de aula
Comunicação educativa
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: No âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Economia e Contabilidade da Universidade de Lisboa, apresenta-se este trabalho que consiste num relatório da prática de ensino supervisionada de caris investigativo, que se baseia num estudo realizado com base na leccionação de parte da unidade seis do programa de Economia A do décimo ano de escolaridade do ensino regular, no decorrer do ano lectivo de 2010/2011. O tema explorado será a Relação Professor/Aluno: A Comunicação na Sala de Aula – Factores que influenciam a comunicação na sala de aula. O objectivo deste estudo consiste em detectar factores que possam influenciar o processo de comunicação durante a leccionação de uma aula. A estratégia de ensino a implementar terá como enfoque a comunicação em sala de aula, para isso, basear-se-á na máxima diversificação de métodos, técnicas e instrumentos a utilizar durante as aulas em questão, com o objectivo de motivar os alunos, dar uma intensa dinâmica de aula, testar os vários métodos, técnicas e instrumentos, tendo como uma das grandes prioridades, dar voz aos alunos, fazendo com que todos tenham um papel activo apelando recorrentemente ao diálogo. Este estudo vai analisar os elementos que integram o processo de comunicação observáveis em sala de aula e detectar em cada um deles factores que possam influenciar a comunicação quer positivamente, quer negativamente. O objecto alvo de estudo são cinco aulas leccionadas a uma turma do décimo ano, na disciplina de Economia A da Escola Secundária Josefa de Óbidos em Lisboa. As fontes de investigação assim como os instrumentos deste estudo são: a professora cooperante através de uma entrevista; os alunos através do preenchimento de questionários; as grelhas de observação de aula/alunos provenientes das aulas leccionadas e as grelhas de observação da sala de aula – enfoque: a comunicação. Em termos de design considera-se um estudo de caso tendo em conta que se trata de uma abordagem específica a uma única turma. As técnicas utilizadas foram por questionamento e observação. Com as análises de conteúdo dos instrumentos de recolha de dados sobre diferentes pontos de vista, fez-se a triangulação de forma a encontrar pontos convergentes e aumentar a credibilidade das interpretações realizadas. Por fim, a discussão de resultados, uma análise reflectiva e respectiva conclusão final.
As part of the frequency of the Master in Teaching Economics and Accounting from the University of Lisbon, this work presents a report which consists of supervised teaching practice investigative curries, which is based on a study based on the teaching of part of unit six Economics A program tenth grade regular education during the academic year 2010/2011. The theme explored is the teacher / student relationship: Communication in the Classroom - Factors that influence communication in the classroom. The aim of this study is to identify factors that may influence the communication process for teaching a lesson. The teaching strategy to be implemented will focus on communication in the classroom for that, will be based on the maximum diversification of methods, techniques and tools to be used during class in question, in order to motivate students, to dynamics of an intense class, testing various methods, techniques and instruments, taking as a top priority, giving voice to students, making sure everyone has an active role repeatedly calling for dialogue. This study will examine the elements that make up the communication process observable in the classroom and detect each factors that may influence communication either positively or negatively. The target object of study are five classes taught in a class os the tenth year, in the discipline of Economics as School of Josefa de Óbidos in Lisbon. The sources of research as well as the instruments of this study are: the teacher through a cooperative interview; students by completing questionnaires, observation grids classroom / students from the classes taught and the grid of observation of the classroom - focus: communication. In terms of design it is considered a case study taking into account that this is a specific approach to a single class. The techniques were used for questioning and observation. With the content analysis of tools for collecting data about different points of view, I made the triangulation in order to find convergent and increase the credibility of the interpretations made. Finally, the discussion of results, a reflective analysis and its conclusion.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7015
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie042810_tm.pdf14,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.