Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7017

Título: Aprendizagem baseada em problemas com recurso à robótica na programação
Autor: Matos, Fernando José Pereira de, 1964-
Orientador: Matos, João Filipe, 1950-
Palavras-chave: Ensino da informática
Aprendizagem baseada em problemas
Robótica
Linguagens de programação
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Issue Date: 2012
Resumo: O relatório, de cariz investigativo, tem por base a intervenção em cinco aulas na disciplina de Linguagens de Programação, no "Módulo 3 - Estruturas de Controlo", mais concretamente os ciclos For-Next e While, a uma turma do 1.º ano do curso profissional de Gestão Informática (10.º ano), da Escola Secundária de Camões. A implementação da metodologia PBL com recurso à robótica tem o intuito formativo de praticar e mostrar que a Programação, mesmo recorrendo a uma Linguagem por Blocos consigna em si os mesmos princípios das outras linguagens, numa aproximação ao mundo real, por intermédio de um cenário que levanta questões, a que os alunos procuram dar resposta, experimentando e aprendendo com o erro, num processo de descoberta que os leve a refletir e tirar conclusões. Deste modo, a robótica (NXT da Lego) torna-se uma ferramenta auxiliar de implementação, consolidação e angariação de conhecimentos por parte dos alunos na metodologia indicada, apesar de já lecionada a unidade. Daqui se destaca também o papel do professor como orientador e facilitador no trabalho dos alunos, levando-os a pensar por si, ajudando-os a serem cientes do seu desenvolvimento e avaliação e, assim, na sua aprendizagem. Neste propósito os objetivos foram atingidos apesar da maioria dos alunos não ter conseguido concretizar todos os problemas. Daí se dizer que o sucesso foi um pouco restrito. Ciente do facto e de suas limitações, o professor, é um ser profissional reflexivo que procura melhorar o que já é.
The report, drafted in investigative intervention, is based on five classes in the discipline of Programming Languages, in "Module 3 - Control Structures", specifically cycles For-Next and While to a class of a first-year professional Computer Management (10th year) in the Secondary School of Camões. The implementation of PBL methodology using the robotic training is intended to practice and show that the programming, even resorting to a language by itself blocks consigns the same principles as other languages, in an approximation to the real world, through a scenario that raises questions that students seek to address, experimenting and learning from the error in a process of discovery that leads them to reflect and draw conclusions. Thus, robotics (Lego NXT) becomes an auxiliary tool for implementation, consolidation and raising of knowledge by the students indicated in the methodology, even though I taught the unit. It is also highlights the role of teacher as mentor and facilitator in the students' work, leading them to think for themselves, helping them to be aware of its development and evaluation, and thus in their learning. In this way the goals were achieved despite the majority of students failing to achieve all the problems. It is said that the success was somewhat restricted. Aware of the fact and its limitations, the teacher is a reflective practitioner is seeking to improve what already is.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7017
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie042809_tm.pdf6,28 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE