Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Reitoria (REIT) >
REIT - Mestrados em Ensino >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7020

Title: A robótica educativa na aprendizagem da programação
Authors: Costa, Joana Martinho de Almeida, 1987-
Advisor: Matos, João Filipe, 1950-
Keywords: Ensino da informática
Robótica
Programação (Computadores)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Issue Date: 2012
Abstract: O presente relatório centra-se na intervenção realizada numa Escola Secundária, no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática. O trabalho desenvolvido incidiu na disciplina de Linguagens de Programação no 3.º módulo, as Estruturas de Controlo. A intervenção foi desenvolvida numa turma do 10.º ano do Curso Profissional de Informática de Gestão num período de cinco aulas. Os conteúdos programáticos foram abordados com o intuito de consolidação de conhecimentos. Foram trabalhadas as instruções compostas e as estruturas de decisão simples, composta e encadeada. Ao longo das aulas foram propostos problemas que os alunos resolveram em equipa e que simularam percursos de autocarro programados utilizando os robôs. Os alunos resolveram ainda dois problemas de programação e responderam a um questionário final sobre a sua experiência com robôs. A sua avaliação incidiu na resolução dos problemas tendo sido obtidos resultados positivos. Através da análise dos dados verificou-se que a melhoria dos resultados registada nestes alunos poderá estar relacionada com a utilização da robótica educativa. A reflexão final aponta para o reconhecimento de que os objetivos do plano de trabalho foram cumpridos e que a estratégia para este contexto foi adequada. No entanto, a gestão do tempo deverá ser reformulada de modo a possibilitar mais momentos de reflexão. O plano de trabalho foi construído para um grupo particular de alunos mas poderá ser adaptado a grupos com características diferentes.
This report focuses on the intervention performed in Camões High School, in the context of the Master in Informatics Teaching. The developed work aimed on the third module of the Programming Languages’ discipline, which is the Control Structures. The intervention was developed in a 10th grade class of the Management Informatics Professional Course over a period of five classes. The discipline contents were developed with the aim of consolidating knowledge. Were worked the composed instructions and the simple, composed and chained decision structures. Throughout the classes were used problems that simulated the scheduled bus routes using the Lego Mindstorms robots that students solved as a team. Students have also solved two issues of programming and replied to a questionnaire on their experience with robots. The evaluation focused on solving the problems and obtained very positive results. The data analysis showed that the improvement of the results of these students can be related to the use of educational robotics. The final reflection points to the recognition that the goals of the work plan have been completed and that the strategy for this context was appropriate. However, the time management should be reformulated, enabling the students more time of reflection. The work plan was constructed to a particular group of students, but it can come to be adapted to groups with different characteristics.
Description: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7020
Appears in Collections:REIT - Mestrados em Ensino

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie040199_tm.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE