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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7030

Título: Jovens em movimento: os TCKs e a formação da identidade pessoal en contexto transnacional
Autor: Branco, Lidiane da Silveira Vaz, 1976-
Orientador: Viegas, Susana de Matos, 1965-
Palavras-chave: Transnacionalismo
Mobilidade
Pertença
Migrações
Teses de mestrado - 2012
Third culture kids
Issue Date: 2012
Resumo: Nesta dissertação debato questões relacionadas com o processo de formação da pessoa e o sentimento de pertença entre jovens que crescem num contexto familiar de grande mobilidade transnacional, resultante da inserção de seus pais em profissões altamente qualificadas – como as de diplomata, militares em escalões mais altos, embaixadores ou mesmo missionários – e que por isso participam e ao mesmo tempo contribuem para o que chamamos de cultura transnacional e/ou “terceira cultura”. A dissertação propõe-se enquadrar a vivência do que Ruth Useem cunhou como Third Culture Kids (TCKs), explorando teorias sobre cultura, identidade e transnacionalismo que iluminam a formação da identidade pessoal desta elite social, com particular referência aos trabalhos de Ulf Hannerz e as alianças possíveis e úteis entre as reflexões deste autor e os estudos sobre a formação da pessoa de Christina Toren. Partindo de um estudo exploratório realizado entre jovens residentes atualmente em Lisboa/Cascais, fundamentado em três estudos de caso, reflito sobre os dilemas vividos por estes jovens e seu enquadramento familiar. Mostro neste texto que em alguns casos estes jovens e seus pais ganham consciência da existência de um modelo hegemónico que valoriza a criação de “raízes” em locais específicos, ao mesmo tempo em que utilizam redes de relacionamentos desterritorializadas para construírem suas identidades. O estudo aqui apresentado contribui, assim, para o debate sobre as questões territoriais, a mobilidade e a identidade pessoal tão discutidas nas últimas décadas na Antropologia.
In this dissertation I discuss issues related to the personhood and belonging among young people who grow up in transnational mobility, resulting from being children of highly-skilled professional occupations parents – such as diplomats, higher-rank military personnel, ambassadors or even missionaries. These young people participate and at the same time contribute to what we call a transnational culture and/or "third culture". The dissertation aims to frame the experience of what Ruth Useem coined as Third Culture Kids (TCKs), exploring theories about culture, identity and transnationalism that illuminate the construction of personal identity among this social elite. I will focus particularly in the work of Ulf Hannerz, also proposing useful connections of his approach to identity and transnational culture to the theory about personhood by Christina Toren. Starting from an exploratory study based on three case studies conducted among young residents currently in Lisbon/Cascais, this dissertation considers the dilemmas lived by these young people in their family environment. I show that in some cases these young people and their parents become aware of the existence of a hegemonic model that values the creation of "roots" in specific locations, while using social networks to build their deterritorialized identities. The study presented here thus contributes to the debate on territorial issues, mobility and personal identity that have been thoroughly discussed in Anthropology in recent decades.
Descrição: Tese de mestrado, Antropologia Social e Cultural, 2012, Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa
URI: http://hdl.handle.net/10451/7030
Appears in Collections:ICS - Dissertações de Mestrado

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