Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7037
Title: A influência da intervenção do e-tutor no desenvolvimento da reflexão crítica dos estudantes no e-fórum: níveis de associação
Author: Jorge, Idalina
Keywords: Fórum electrónico
Reflexão crítica
Tutoria
Issue Date: 12-May-2011
Publisher: Universidade do Minho
Abstract: A maioria dos cursos através da Internet utiliza o fórum electrónico, que permite o diálogo cognitivo, designadamente através da reflexão crítica. O apoio do tutor à colaboração, à reflexão e à aprendizagem permite explorar as características dos e-fóruns e contribui para uma experiência académica mais positiva. Este estudo visa identificar quais são as tarefas do tutor no fórum que contribuem para níveis mais elevados de reflexão. Procedeu-se à análise do conteúdo de 5 200 mensagens de fóruns de um curso de mestrado a distância. Definidos os indicadores de cada uma das variáveis, 1) intervenção do tutor e 2) reflexão crítica individual, foram identificados os pares de indicadores com níveis de associação elevados, moderados e fracos. As tarefas da tutoria mais associadas aos níveis superiores de reflexão dos estudantes foram: 1) Fazer perguntas abertas aos estudantes, 2) modelar a discussão e 3) estabelecer associações entre as intervenções dos estudantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7037
Appears in Collections:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
comunicação challenges 2011.pdf319,29 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.