Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7037
Título: A influência da intervenção do e-tutor no desenvolvimento da reflexão crítica dos estudantes no e-fórum: níveis de associação
Autor: Jorge, Idalina
Palavras-chave: Fórum electrónico
Reflexão crítica
Tutoria
Data: 12-Mai-2011
Editora: Universidade do Minho
Resumo: A maioria dos cursos através da Internet utiliza o fórum electrónico, que permite o diálogo cognitivo, designadamente através da reflexão crítica. O apoio do tutor à colaboração, à reflexão e à aprendizagem permite explorar as características dos e-fóruns e contribui para uma experiência académica mais positiva. Este estudo visa identificar quais são as tarefas do tutor no fórum que contribuem para níveis mais elevados de reflexão. Procedeu-se à análise do conteúdo de 5 200 mensagens de fóruns de um curso de mestrado a distância. Definidos os indicadores de cada uma das variáveis, 1) intervenção do tutor e 2) reflexão crítica individual, foram identificados os pares de indicadores com níveis de associação elevados, moderados e fracos. As tarefas da tutoria mais associadas aos níveis superiores de reflexão dos estudantes foram: 1) Fazer perguntas abertas aos estudantes, 2) modelar a discussão e 3) estabelecer associações entre as intervenções dos estudantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7037
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
comunicação challenges 2011.pdf319,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.