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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7039

Título: A exploração de tarefas matemáticas para o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4.º ano de escolaridade
Autor: Mestre, Célia
Oliveira, Hélia
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem exploratório
Discussão coletiva
Tarefas matemáticas
Construção dialógica do conhecimento
Pensamento algébrico
Issue Date: 2012
Editora: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
Citação: Mestre, C., & Oliveira, C. (2012). A exploração de tarefas matemáticas para o desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 4.º ano de escolaridade. In Canavarro, P., Santos, L. , Boavida, A., Oliveira, H., Menezes, L., & Carreira, S. (Orgs), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de Ensino da Matemática. Portalegre: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
Resumo: Este texto apresenta a exploração de uma tarefa em aula, enquadrada numa prática de ensino-aprendizagem exploratório. Insere-se num estudo de implementação de uma experiência de ensino com o objetivo de promover o desenvolvimento do pensamento algébrico com alunos do 4.º ano. Em particular, este texto analisa a forma como a professora/investigadora conduziu os momentos de discussão da tarefa e de sistematização das aprendizagens, tendo em conta os objetivos matemáticos para esta aula, numa perspetiva dialógica de desenvolvimento do conhecimento matemático. A professora/investigadora assume o papel de orientadora da discussão favorecendo um papel ativo por parte dos alunos tanto na explicação das suas formas de pensamento como na compreensão das explicações dos colegas. Observa-se a existência de uma reconstrução coletiva das ideias matemáticas trabalhadas pelos grupos e a sua sistematização promovendo um consenso social na sua forma de representação.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7039
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