Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCE) >
Unidade Orgânica da Educação (FPCE - UOE) >
GI Desenv. Curricular, Avaliação Educ., Tec. Educativas (FPCE-UOE-DCAETE) >
FPCE-UOE-DCAETE- Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7044

Título: Estratégias de desenvolvimento de materiais de auto-aprendizagem: Projectos e-Student e e-escola
Autor: Costa, Fernando Albuquerque
Viseu, Sofia
Viana, Joana
Trigo, Ana Paula
Palavras-chave: Desenho de recursos
Auto aprendizagem
Aprendizagem autónoma
Aprendizagem independente
e-student
e-escola
Issue Date: 2008
Editora: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
Citação: COSTA, Fernando; VISEU, Sofia; VIANA, Joana & TRIGO, Ana (2008). Estratégias de desenvolvimento de materiais de auto-aprendizagem: Projectos e-Student e e-escola. In J. M. Sousa (Org.). Educação para o Sucesso: Políticas e Actores. Atas do IX Congresso SPCE. Volume II. Funchal: Universidade da Madeira. 782-801.
Resumo: Mais do que a simples aquisição de saberes, tão característica dos sistemas formais de educação, ensino e formação, exige-se hoje que sejamos capazes de acompanhar os processos de mudança da Sociedade em que vivemos, nomeadamente através do uso das tecnologias de informação e comunicação em rede que estão ao nosso dispor, da participação activa em equipas de trabalho e do envolvimento individual numa aprendizagem autónoma, independente e continuada, ao longo da vida. Uma aprendizagem que não pode, pois, resumir-se apenas aos bancos da Escola, aos momentos formais em que esta continua estruturada, aos conteúdos que ela própria elege, e à figura do professor enquanto principal decisor sobre “o quê” e “como” deve ser aprendido em cada momento. Uma aprendizagem que, pelo contrário, tem de ser equacionada para além da escola formal, quer no que isso significa em termos de deslocação do poder de decisão sobre o que aprender e como aprender para os próprios alunos, adequando-se melhor aos interesses e às necessidades de cada indivíduo, quer no que isso significa em termos de resposta às necessidades da própria sociedade em mudança e que, como já todos pudemos verificar, exige uma adaptação constante ao longo da vida.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7044
Appears in Collections:FPCE-UOE-DCAETE- Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
(2008)COSTA,VISEU,VIANA&TRIGO(EstratégiasDesMatAutoAprend)SPCE.pdf365,47 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE