Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Didáctica da Matemática (IE-GIDM) >
IE - GIDM - Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7066

Título: Práticas letivas e formação contínua em matemática: Um diálogo necessário
Autor: Souza, Régis
Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Práticas profissionais
Ensino da Matemática
Formação contínua
Desenvolvimento profissional
Issue Date: 2012
Citação: Souza, R., & Ponte, J. P. (2012). Práticas letivas e formação contínua em matemática: Um diálogo necessário. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 467-478). Lisboa: SPIEM.
Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar possíveis influências do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) no desenvolvimento das práticas de ensino de matemática. O referencial teórico parte de estudos realizados no âmbito da formação de professores tendo por base a formação contínua de professores, o desenvolvimento profissional docente e as práticas letivas. Trata-se um estudo de caso com uma metodologia de natureza interpretativa do tipo qualitativo, envolvendo uma professora [Clara] de classe mista dos 1.º e 2.º anos do ensino básico que participou do programa por dois anos. Os instrumentos utilizados na investigação foram entrevistas semiestruturadas, observação de aulas com utilização de recursos audiovisuais e análise documental dos portfólios e dos planos de aulas. A análise preliminar permite inferir que o PFCM contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional de Clara. Na sua prática letiva, evidenciam-se pelo menos quatro influências decorrentes do PFCM: o modo como explora a resolução das tarefas; a valorização da comunicação do raciocínio matemático dos alunos; a organização dos alunos na sala de aula; e o estabelecimento constante de questionamentos e desafios, estimulando os alunos a pensar e a fazer suas próprias descobertas. O estudo sugere, ainda, que cursos dessa natureza devem procurar modos mais práticos de auxiliar o professor no que respeita à planificação das aulas.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7066
ISSN: 2182-0023
Appears in Collections:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Souza, Ponte GD3-4 EIEM 2012.pdf390,96 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia