Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Didáctica da Matemática (IE-GIDM) >
IE - GIDM - Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7066

Título: Práticas letivas e formação contínua em matemática: Um diálogo necessário
Autor: Souza, Régis
Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Práticas profissionais
Ensino da Matemática
Formação contínua
Desenvolvimento profissional
Issue Date: 2012
Citação: Souza, R., & Ponte, J. P. (2012). Práticas letivas e formação contínua em matemática: Um diálogo necessário. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 467-478). Lisboa: SPIEM.
Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar possíveis influências do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) no desenvolvimento das práticas de ensino de matemática. O referencial teórico parte de estudos realizados no âmbito da formação de professores tendo por base a formação contínua de professores, o desenvolvimento profissional docente e as práticas letivas. Trata-se um estudo de caso com uma metodologia de natureza interpretativa do tipo qualitativo, envolvendo uma professora [Clara] de classe mista dos 1.º e 2.º anos do ensino básico que participou do programa por dois anos. Os instrumentos utilizados na investigação foram entrevistas semiestruturadas, observação de aulas com utilização de recursos audiovisuais e análise documental dos portfólios e dos planos de aulas. A análise preliminar permite inferir que o PFCM contribuiu significativamente para o desenvolvimento profissional de Clara. Na sua prática letiva, evidenciam-se pelo menos quatro influências decorrentes do PFCM: o modo como explora a resolução das tarefas; a valorização da comunicação do raciocínio matemático dos alunos; a organização dos alunos na sala de aula; e o estabelecimento constante de questionamentos e desafios, estimulando os alunos a pensar e a fazer suas próprias descobertas. O estudo sugere, ainda, que cursos dessa natureza devem procurar modos mais práticos de auxiliar o professor no que respeita à planificação das aulas.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7066
ISSN: 2182-0023
Appears in Collections:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Souza, Ponte GD3-4 EIEM 2012.pdf390,96 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia