Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7069
Título: Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática
Autor: Ponte, João Pedro da
Branco, Neusa
Quaresma, Marisa
Velez, Isabel
Mata-Pereira, Joana
Palavras-chave: Prática profissional
Ensino da Matemática
Tarefas
Comunicação
Currículo
Data: 2012
Citação: Ponte, J. P., Branco, N., Quaresma, M., Velez, I., & Mata-Pereira, J. (2012). Perspetivas teóricas no estudo das práticas profissionais dos professores de matemática. In A. P. Canavarro, L. Santos, A. M. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes & S. Carreira (Eds.), Práticas de ensino da Matemática: Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 267-279). Lisboa: SPIEM.
Resumo: Este texto discute a noção de prática tendo em vista analisar o trabalho do professor na sala de aula. Começa por analisar duas abordagens, a cognitiva e a sociocultural e, de seguida, procura delimitar o conceito de prática profissional do professor de Matemática, com especial atenção para as práticas letivas. Percorrendo diversos estudos internacionais, alguns dos quais particularmente marcantes, identifica dois elementos-chave destas práticas – as tarefas e a comunicação na sala de aula. Finalmente, o texto apresenta elementos de um modelo para o estudo das práticas profissionais dos professores de Matemática, que combina as duas abordagens indicadas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7069
ISSN: 2182-0023
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ponte, Branco, Quaresma, Velez, Mata-Pereira GD1-14 EIEM 2012.pdf380,62 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.