Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Didáctica da Matemática (IE-GIDM) >
IE - GIDM - Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7070

Título: O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional
Autor: Baptista, Mónica
Ponte, João Pedro da
Velez, Isabel
Belchior, Margarida
Costa, Estela
Palavras-chave: Tarefa
Ensino da Matemática,
Comunicação
Lesson study
Issue Date: 2012
Resumo: O lesson study é um processo de formação que leva os professores a refletirem sobre a aprendizagem dos alunos e também sobre as suas práticas contemplando três fases principais: preparação da aula, observação da aula e reflexão pós-aula. O seu objetivo é criar condições para uma maior compreensão dos processos de aprendizagem dos alunos por parte dos professores e, em termos gerais, para o seu desenvolvimento profissional. Neste texto, apresentamos uma experiência realizada no 7.º ano que incidiu no conceito de proporcionalidade direta. Pretendemos contribuir para o conhecimento das possibilidades do lesson study no nosso país e dar a conhecer as aprendizagens profissionais realizadas pelos professores envolvidos. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa, sendo a recolha de dados feita por registo de observação em notas de campo, gravação vídeo e reflexões escritas dos professores participantes. Assistiu-se a um intenso trabalho de preparação por parte dos professores, acompanhado de perto pela equipa do Instituto de Educação, de reflexão sobre a aula observada e de posterior aplicação nas aulas dos outros professores. O balanço global é francamente positivo, pelas aprendizagens profissionais realizadas relativamente ao tópico lecionado, às tarefas a selecionar e à condução da aula, bem como pelo estímulo dado a uma atitude reflexiva na prática docente.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7070
ISSN: 2182-0023
Appears in Collections:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Baptista, Ponte, Velez, Belchior, Costa GD3-6 EIEM 2012.pdf581,66 kBAdobe PDFView/Open

Please give feedback about this item
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia