Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Didáctica da Matemática (IE-GIDM) >
IE - GIDM - Comunicações e Conferências >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7070

Título: O lesson study como estratégia de formação de professores a partir da prática profissional
Autor: Baptista, Mónica
Ponte, João Pedro da
Velez, Isabel
Belchior, Margarida
Costa, Estela
Palavras-chave: Tarefa
Ensino da Matemática,
Comunicação
Lesson study
Issue Date: 2012
Resumo: O lesson study é um processo de formação que leva os professores a refletirem sobre a aprendizagem dos alunos e também sobre as suas práticas contemplando três fases principais: preparação da aula, observação da aula e reflexão pós-aula. O seu objetivo é criar condições para uma maior compreensão dos processos de aprendizagem dos alunos por parte dos professores e, em termos gerais, para o seu desenvolvimento profissional. Neste texto, apresentamos uma experiência realizada no 7.º ano que incidiu no conceito de proporcionalidade direta. Pretendemos contribuir para o conhecimento das possibilidades do lesson study no nosso país e dar a conhecer as aprendizagens profissionais realizadas pelos professores envolvidos. A metodologia de investigação é qualitativa e interpretativa, sendo a recolha de dados feita por registo de observação em notas de campo, gravação vídeo e reflexões escritas dos professores participantes. Assistiu-se a um intenso trabalho de preparação por parte dos professores, acompanhado de perto pela equipa do Instituto de Educação, de reflexão sobre a aula observada e de posterior aplicação nas aulas dos outros professores. O balanço global é francamente positivo, pelas aprendizagens profissionais realizadas relativamente ao tópico lecionado, às tarefas a selecionar e à condução da aula, bem como pelo estímulo dado a uma atitude reflexiva na prática docente.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7070
ISSN: 2182-0023
Appears in Collections:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Baptista, Ponte, Velez, Belchior, Costa GD3-6 EIEM 2012.pdf581,66 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia