Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7071
Título: Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas
Autor: Velez, Isabel
Ponte, João Pedro da
Palavras-chave: Representações
Raciocínio
Resolução de problemas
Data: 2012
Citação: Velez, I., & Ponte, J. P. (2012). Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas. In Actas SIEM XXIII - Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 663-676). Coimbra: APM.
Resumo: A aprendizagem das representações matemáticas por parte dos alunos vem merecendo crescente atenção dos investigadores. Nesta comunicação, procuramos compreender as representações usadas pelos alunos de 3.º ano, o seu papel na resolução de problemas e o modo como as representações se relacionam com os raciocínios que realizam. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo na sala de aula, bem como das produções escritas dos alunos. Verificamos que os alunos usam representações bastante diversificadas, que variam segundo o objetivo que lhe atribuem – representação como processo ou como instrumento de comunicação. Através das representações dos alunos é possível identificar e compreender as suas estratégias de raciocínio.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7071
ISSN: 978-972-8768-53-9
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
12-Velez, Ponte, ATAS XXIII_SIEM.pdf751,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.