Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7076
Título: A integração do tangram na aula de geometria – Uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos
Autor: Mestrinho, Nelson
Oliveira, Hélia
Palavras-chave: Medida
Área
Prática de ensino
Tangram
Formação inicial de professores
Data: 2012
Editora: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
Citação: Mestrinho, C., & Oliveira, C. (2012). A integração do tangram na aula de geometria – Uma primeira abordagem ao conceito de área na formação inicial de professores dos primeiros anos. In Canavarro, P., Santos, L. , Boavida, A., Oliveira, H., Menezes, L., & Carreira, S. (Orgs), Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de Ensino da Matemática. Portalegre: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
Resumo: Neste estudo analisamos a forma como a utilização do tangram favorece o aprofundamento da compreensão do conceito de área em futuros professores dos primeiros anos de escolaridade. Num contexto de investigação sobre a prática, realizada no âmbito de uma experiência de formação, consideramos o trabalho desenvolvido por um grupo de quatro estudantes do 2.º ano de Licenciatura em Educação Básica no decurso de uma tarefa proposta a partir do tangram. Tendo por base dados recolhidos através de registos áudio e vídeo constatamos que o uso deste recurso promove tanto o desenvolvimento de ideias fundamentais à compreensão da medida da área, como permite explorar diferentes abordagens ao conceito de área.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7076
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mestrinho_Oliveira_eiem.pdf634,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.