Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7078
Título: Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências
Autor: Ramos, Teresa
Boavida, Ana Maria
Oliveira, Hélia
Palavras-chave: Pensamento algébrico
Generalização
Pensamento funcional
Sequências
Data: 2011
Editora: APM
Citação: Ramos, T., Boavida, A. M., & Oliveira, H. (2011). Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 1-15). Lisboa: APM.
Resumo: É inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade. Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural. Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2.º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente. Os resultados indiciam que a maior parte resolve com facilidade questões de generalização próxima usando estratégias de representação e contagem. Nas de generalização distante sentem mais dificuldades e recorrem a outras estratégias resultantes da forma como visualizam as figuras da sequência.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7078
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ramos_Boavida_&_Oliveira_SIEM2011.pdf710,93 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.