Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7078
Title: Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências
Authors: Ramos, Teresa
Boavida, Ana Maria
Oliveira, Hélia
Keywords: Pensamento algébrico
Generalização
Pensamento funcional
Sequências
Issue Date: 2011
Publisher: APM
Citation: Ramos, T., Boavida, A. M., & Oliveira, H. (2011). Pensamento algébrico no 2.º ano de escolaridade: Generalização de sequências. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 1-15). Lisboa: APM.
Abstract: É inquestionável a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico nos primeiros anos de escolaridade. Neste âmbito, a exploração de sequências é um meio privilegiado de promover o pensamento funcional, permitindo a expressão de generalizações em linguagem natural. Neste texto analisa-se a actividade de alunos do 2.º ano numa tarefa de exploração de uma sequência crescente. Os resultados indiciam que a maior parte resolve com facilidade questões de generalização próxima usando estratégias de representação e contagem. Nas de generalização distante sentem mais dificuldades e recorrem a outras estratégias resultantes da forma como visualizam as figuras da sequência.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7078
Appears in Collections:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ramos_Boavida_&_Oliveira_SIEM2011.pdf710,93 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.