Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7081
Title: Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal
Authors: Cyrino, Márcia
Oliveira, Hélia
Keywords: Pensamento Algébrico
Estratégias
Tipos de Pensamento Algébrico
Issue Date: 2011
Publisher: UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Citation: Cyrino, M., & Oliveira, H. (2011). Pensamento algébrico ao longo do ensino básico em Portugal. Bolema, 24( 38), 97-126.
Abstract: Nesta investigação identificamos as estratégias e os tipos de pensamento algébrico mobilizados por três alunos de diferentes ciclos do Ensino Básico na execução de um mesmo conjunto de tarefas. O objetivo foi o de relacionar os tipos de pensamento algébrico mobilizados e os objetivos de aprendizagem presentes nos documentos oficiais de orientação curricular vigentes em Portugal, tendo em conta o nível de escolaridade dos alunos. A recolha de dados foi realizada numa escola da região de Lisboa por meio da aplicação, acompanhada de entrevista, de quatro tarefas. Organizamos os tipos de pensamento algébrico mobilizados pelos alunos em função de três grandes categorias, nomeadamente Aritmética Generalizada, Pensamento Funcional e Modelação, e de subcategorias que emergiram no decorrer da análise. Este estudo sugere que alunos de diferentes níveis de escolaridade mobilizam diversos tipos de pensamento algébrico, embora apresentem estratégias de resolução semelhantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7081
ISSN: 1980-4415
Publisher Version: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4598/3704
Appears in Collections:IE - GIDM - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4598-22578-1-PB.pdf801,71 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.