Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7081
Título: Pensamento Algébrico ao longo do Ensino Básico em Portugal
Autor: Cyrino, Márcia
Oliveira, Hélia
Palavras-chave: Pensamento Algébrico
Estratégias
Tipos de Pensamento Algébrico
Data: 2011
Editora: UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
Citação: Cyrino, M., & Oliveira, H. (2011). Pensamento algébrico ao longo do ensino básico em Portugal. Bolema, 24( 38), 97-126.
Resumo: Nesta investigação identificamos as estratégias e os tipos de pensamento algébrico mobilizados por três alunos de diferentes ciclos do Ensino Básico na execução de um mesmo conjunto de tarefas. O objetivo foi o de relacionar os tipos de pensamento algébrico mobilizados e os objetivos de aprendizagem presentes nos documentos oficiais de orientação curricular vigentes em Portugal, tendo em conta o nível de escolaridade dos alunos. A recolha de dados foi realizada numa escola da região de Lisboa por meio da aplicação, acompanhada de entrevista, de quatro tarefas. Organizamos os tipos de pensamento algébrico mobilizados pelos alunos em função de três grandes categorias, nomeadamente Aritmética Generalizada, Pensamento Funcional e Modelação, e de subcategorias que emergiram no decorrer da análise. Este estudo sugere que alunos de diferentes níveis de escolaridade mobilizam diversos tipos de pensamento algébrico, embora apresentem estratégias de resolução semelhantes.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7081
ISSN: 1980-4415
Versão do Editor: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4598/3704
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4598-22578-1-PB.pdf801,71 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.