Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7084
Title: Compensação e variação: Um estudo sobre o pensamento relacional de alunos do 4.º ano de escolaridade
Authors: Mestre, Célia
Oliveira, Hélia
Keywords: Early algebra
Pensamento algébrico
Pensamento relacional
Variação
Issue Date: 2011
Citation: EIEM 2011 - Ensino e Aprendizagem da Algebra. Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática, M. H. Martinho, R. A. T. Ferreira, I. Vale, J. P. Ponte, (eds), 7-8 Maio, 2011, pp. 195–218.
Abstract: Nesta comunicação apresenta-se um estudo inserido numa investigação mais ampla de implementação de uma experiência de ensino em que se pretende desenvolver o pensamento algébrico de alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade. O objectivo particular deste artigo é analisar o pensamento relacional evidenciado pelos alunos em tarefas que exploram igualdades numéricas com duas variáveis. A recolha de dados incide sobre a realização de duas tarefas em aula, tendo sido usados, como métodos, a observação participante e a análise documental das fichas de trabalho dos alunos. Conclui-se que os alunos apresentam evidências da mobilização do pensamento relacional, expressando claramente as relações numéricas presentes e as noções de compensação e variação em diferentes representações.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7084
Appears in Collections:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mestre-Oliveira_2011.pdf2,85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.