Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7085
Título: As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação
Autor: Mendes, Fátima
Oliveira, Hélia
Brocardo, Joana
Palavras-chave: Aprendizagem da multiplicação
Sentido de número
Tarefas matemáticas
Procedimentos dos alunos
Data: 2011
Editora: APM
Citação: Mendes, F., Oliveira, H., & Brocardo, J. (2011). As potencialidades de sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 1-16). Lisboa: APM.
Resumo: Apresentamos e discutimos alguns resultados preliminares sobre o contributo das tarefas e sequências de tarefas na aprendizagem da multiplicação de alunos de uma turma do 3.º ano, particularizando para uma das sequências. Estes resultados incluem-se num estudo que procura compreender como os alunos aprofundam a aprendizagem da multiplicação numa perspectiva de desenvolvimento do sentido de número, no âmbito de uma trajectória de aprendizagem. A análise das produções dos alunos e de episódios relativos às discussões colectivas revela que as características das tarefas – os seus contextos e os números utilizados, contribuem para a evolução de procedimentos multiplicativos, apoiados em relações numéricas e propriedades da operação. A análise evidencia, ainda, que o modo como as tarefas se articulam e sequenciam entre si sugere, a alguns alunos, o recurso a procedimentos potentes apoiados nas relações numéricas construídas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7085
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Mendes_Oliveira_&_Brocardo_SIEM2011.pdf454,25 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.