Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7086
Title: Processos de modelação no ensino profissional: Uma tarefa envolvendo funções
Authors: Oliveira, Cláudia
Oliveira, Hélia
Keywords: Ciclo de modelação
Modelação matemática
Tarefas contextualizadas
Resolução de problemas e funções
Issue Date: 2011
Publisher: APM
Citation: Oliveira, C., & Oliveira, H. (2011). Processos de modelação no ensino profissional: Uma tarefa envolvendo funções. Actas do XXII SIEM: Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 1-16). Lisboa: APM.
Abstract: Esta comunicação integra-se numa investigação cujo objectivo principal é compreender os processos de modelação desenvolvidos pelos alunos, do 2.º ano de um curso profissional, a partir da resolução de tarefas, que envolvam a modelação de situações reais, decorrentes de actividades de natureza profissional. A investigação segue uma abordagem qualitativa e assume um cunho descritivo e interpretativo. A comunicação centra-se na actividade desenvolvida pelos alunos, numa tarefa de modelação, sendo descrita através de um diagrama que representa o ciclo de modelação matemática. Os resultados mostram que o ciclo de modelação está dependente da natureza da tarefa e que a actividade dos alunos percorre as fases nele enunciadas, sendo que nestas é possível ver representadas sub-actividades. A realização da tarefa de modelação permitiu observar a importância das interacções sociais e do uso do conhecimento extra-matemático na mobilização dos conhecimentos matemáticos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7086
Appears in Collections:IE - GIDM - Comunicações e Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Oliveira_Oliveira_SIEM_REVISTO.pdf681,2 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.