Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7090
Title: Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução
Author: Mendes, Fátima
Brocardo, Joana
Oliveira, Hélia
Keywords: Sentido de número
Aprendizagem da multiplicação
Trajetória de aprendizagem
Procedimentos dos alunos
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade de Aveiro
Citation: Mendes, F., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2011). Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução. Indagatio Didáctica, 3(1), 6-24.
Abstract: Apresentamos e discutimos resultados preliminares relativos à caracterização e evolução dos procedimentos de alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas de multiplicação. Estes inserem-se numa investigação que pretende compreender como os alunos desenvolvem o sentido de número, nos aspetos associados à multiplicação, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A análise das produções dos alunos e episódios relativos às discussões coletivas revela grande diversidade de procedimentos. Evidencia também a sua evolução, verificandose, em certos casos, o retorno a procedimentos menos potentes, associado a particularidades das tarefas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7090
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/924/858
Appears in Collections:IE - GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MendesBrocardoOliveira_IndagatioDidatica.pdf323,35 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.