Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7090
Título: Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução
Autor: Mendes, Fátima
Brocardo, Joana
Oliveira, Hélia
Palavras-chave: Sentido de número
Aprendizagem da multiplicação
Trajetória de aprendizagem
Procedimentos dos alunos
Data: 2011
Editora: Universidade de Aveiro
Citação: Mendes, F., Brocardo, J., & Oliveira, H. (2011). Os procedimentos usados pelos alunos do 1.º ciclo quando resolvem tarefas de multiplicação e a sua evolução. Indagatio Didáctica, 3(1), 6-24.
Resumo: Apresentamos e discutimos resultados preliminares relativos à caracterização e evolução dos procedimentos de alunos do 3.º ano quando resolvem tarefas de multiplicação. Estes inserem-se numa investigação que pretende compreender como os alunos desenvolvem o sentido de número, nos aspetos associados à multiplicação, no âmbito de uma trajetória de aprendizagem. A análise das produções dos alunos e episódios relativos às discussões coletivas revela grande diversidade de procedimentos. Evidencia também a sua evolução, verificandose, em certos casos, o retorno a procedimentos menos potentes, associado a particularidades das tarefas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7090
ISSN: 1647-3582
Versão do Editor: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/924/858
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MendesBrocardoOliveira_IndagatioDidatica.pdf323,35 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.