Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7092
Título: O conhecimento didático em Estatística: Um estudo exploratório com professores de Matemática do ensino secundário
Autor: Quintas, Sandra
Oliveira, Hélia
Ferreira, Rosa
Palavras-chave: Educação Matemática
Conhecimento didáctico em Estatística
Conhecimento estatístico
Conhecimento do aluno
Ensino secundário
Data: 2011
Editora: Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Presidente Prudente
Citação: Quintas, S., Oliveira, H., & Ferreira, R. (2011). O conhecimento didáctico em Estatística: Um estudo exploratório com professores de Matemática do ensino secundário. Nuances: Estudos sobre Educação, 18, 36-51.
Resumo: Este estudo tem como objectivo analisar o conhecimento didáctico do professor que ensina Estatística, no ensino secundário, centrando-se principalmente no conhecimento estatístico e nas suas percepções das dificuldades dos alunos neste domínio. Os dados foram recolhidos através de um questionário a professores de Matemática, enviado às 145 escolas com ensino secundário pertencentes à Direcção Regional de Educação do Norte, em Portugal. Obtiveram-se 120 questionários validados. As conclusões do estudo sugerem a necessidade de se apostar na formação continuada dos professores de Matemática, no âmbito da Estatística. Parece existir, em particular, necessidade de os professores ampliarem os seus conhecimentos didácticos em Estatística de modo a poderem ajudar os alunos a aprender conceitos e processos estatísticos com significado.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7092
ISSN: 2236-0441
Versão do Editor: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/346/381
Aparece nas colecções:IE - GIDM - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Quintas_Oliveira_Ferreira_Nuances.pdf210,41 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.