Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7092
Title: O conhecimento didático em Estatística: Um estudo exploratório com professores de Matemática do ensino secundário
Authors: Quintas, Sandra
Oliveira, Hélia
Ferreira, Rosa
Keywords: Educação Matemática
Conhecimento didáctico em Estatística
Conhecimento estatístico
Conhecimento do aluno
Ensino secundário
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Presidente Prudente
Citation: Quintas, S., Oliveira, H., & Ferreira, R. (2011). O conhecimento didáctico em Estatística: Um estudo exploratório com professores de Matemática do ensino secundário. Nuances: Estudos sobre Educação, 18, 36-51.
Abstract: Este estudo tem como objectivo analisar o conhecimento didáctico do professor que ensina Estatística, no ensino secundário, centrando-se principalmente no conhecimento estatístico e nas suas percepções das dificuldades dos alunos neste domínio. Os dados foram recolhidos através de um questionário a professores de Matemática, enviado às 145 escolas com ensino secundário pertencentes à Direcção Regional de Educação do Norte, em Portugal. Obtiveram-se 120 questionários validados. As conclusões do estudo sugerem a necessidade de se apostar na formação continuada dos professores de Matemática, no âmbito da Estatística. Parece existir, em particular, necessidade de os professores ampliarem os seus conhecimentos didácticos em Estatística de modo a poderem ajudar os alunos a aprender conceitos e processos estatísticos com significado.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7092
ISSN: 2236-0441
Publisher Version: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/346/381
Appears in Collections:IE - GIDM - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quintas_Oliveira_Ferreira_Nuances.pdf210,41 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.