Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
GI Didáctica da Matemática (IE-GIDM) >
IE - GIDM - Artigos em Revistas Nacionais >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7093

Title: Formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: Narrativas de vulnerabilidade e agência
Authors: Oliveira, Hélia
Cyrino, Márcia
Keywords: Formação inicial de professores de Matemática
Identidade profissional
Vulnerabilidade
Agência
Issue Date: 2011
Publisher: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
Citation: Oliveira, H., & Cyrino, M. (2011). Formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: Narrativas de vulnerabilidade e agência. Interacções, 18, 104-130.
Abstract: Este artigo procura estabelecer uma ligação entre perspectivas que valorizam o processo de construção da identidade profissional e diversas facetas dos programas de formação inicial de professores de Matemática, na Universidade de Lisboa (Portugal) e na Universidade Estadual de Londrina (Brasil). A investigação sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, bem como sobre a formação de professores, tem informado diversas opções tomadas no desenho dos cursos, na definição do leque de disciplinas, e dos respectivos conteúdos e metodologias. As ideias de vulnerabilidade e agência aparecem, neste contexto, associadas ao desenvolvimento de uma identidade profissional enquanto professor de Matemática que actua em determinados contextos, sujeito a certos sistemas de mediação (Lasky, 2005). O objectivo deste artigo é evidenciar aspectos ligados à construção da identidade profissional de futuros professores das duas instituições, nomeadamente, os conceitos de vulnerabilidade e agência, a partir das suas narrativas. Para isso utilizamos narrativas produzidas por futuros professores no contexto desses programas de formação que evidenciam a construção da identidade profissional, e que foram desencadeadas através da auto-reflexão.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7093
ISSN: 1646-2335
Publisher version: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/461/415
Appears in Collections:IE - GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Oliveira_Cyrino_Interaccoes_2011.pdf362.08 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE