Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7099
Title: Um modelo de avaliação para o pensamento crítico no e- fórum
Author: Jorge, Idalina
Keywords: Aprendizagem colaborativa
Avaliação
e-Aprendizagem
Reflexão crítica
Issue Date: 2-Feb-2012
Citation: XIX Colóquio AFIRSE
Abstract: Nos cursos através da Internet, ou que utilizam formas de e-aprendizagem e são baseados no modelo de diálogo e de comunidade de aprendizagem, o fórum é usado para diversos fins, designadamente para a reflexão crítica e a construção de conhecimento. Num ambiente de aprendizagem colaborativa, alunos e professores refletem sobre conhecimentos e experiências e constroem significados e interpretações, num contexto onde a interação fornece múltiplas perspetivas de uma questão/problema, onde cada membro da comunidade tem de interpretar, comunicar e negociar conhecimentos, experiências, reflexões, participando em atividades como a pesquisa, a negociação e a reflexão colaborativas, gerando novas ideias e interpretações. Na conceção do curso, a participação no fórum constitui um dos instrumentos de avaliação das aprendizagens das e dos estudantes e, nesse sentido, é necessário que a tutoria planeie instrumentos de avaliação do trabalho das e dos estudantes no e-fórum. Neste estudo, é proposto um modelo de avaliação do pensamento crítico que tem vindo a ser utilizado desde 2004, são equacionados alguns problemas e dificuldades que ocorrem no desenvolvimento do pensamento crítico das e dos estudantes e são feitas algumas sugestões de estruturação e dinamização do diálogo, para que este atinja os níveis cognitivos superiores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7099
Appears in Collections:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
afirse_2012.pdf335,58 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.