Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7099
Título: Um modelo de avaliação para o pensamento crítico no e- fórum
Autor: Jorge, Idalina
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa
Avaliação
e-Aprendizagem
Reflexão crítica
Data: 2-Fev-2012
Citação: XIX Colóquio AFIRSE
Resumo: Nos cursos através da Internet, ou que utilizam formas de e-aprendizagem e são baseados no modelo de diálogo e de comunidade de aprendizagem, o fórum é usado para diversos fins, designadamente para a reflexão crítica e a construção de conhecimento. Num ambiente de aprendizagem colaborativa, alunos e professores refletem sobre conhecimentos e experiências e constroem significados e interpretações, num contexto onde a interação fornece múltiplas perspetivas de uma questão/problema, onde cada membro da comunidade tem de interpretar, comunicar e negociar conhecimentos, experiências, reflexões, participando em atividades como a pesquisa, a negociação e a reflexão colaborativas, gerando novas ideias e interpretações. Na conceção do curso, a participação no fórum constitui um dos instrumentos de avaliação das aprendizagens das e dos estudantes e, nesse sentido, é necessário que a tutoria planeie instrumentos de avaliação do trabalho das e dos estudantes no e-fórum. Neste estudo, é proposto um modelo de avaliação do pensamento crítico que tem vindo a ser utilizado desde 2004, são equacionados alguns problemas e dificuldades que ocorrem no desenvolvimento do pensamento crítico das e dos estudantes e são feitas algumas sugestões de estruturação e dinamização do diálogo, para que este atinja os níveis cognitivos superiores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7099
Aparece nas colecções:IE - GIETS - Comunicações e Conferências

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
afirse_2012.pdf335,58 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.