Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Bibliotecas da UL (BUL) >
BUL - Comunicações >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7116

Título: Do campo da pesquisa ao campus do conhecimento: Instrumentalização da literacia de informação em meio académico
Autor: Sanches, Tatiana
Palavras-chave: Bibliotecas universitárias
Pedagogia universitária
Literacia da informação
Escrita académica
Issue Date: 2012
Editora: Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas
Citação: SANCHES, Tatiana (2012) - Do campo da pesquisa ao campus do conhecimento: instrumentalização da literacia da informação em meio académico. In: Integração, Acesso e Valor Social: 11.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. APBAD.
Resumo: Este estudo procura justificar como a literacia de informação pode contribuir de forma efetiva para a construção e produção de conhecimento em âmbito académico, isto é, como, a partir deste domínio e da sua instrumentalização é possível preparar o momento em que o aluno universitário se sente capacitado para produzir e registar novo conhecimento através da escrita. Partindo das ideias de emancipação e autonomização do aluno de terceiro ciclo, princípios assegurados pela pedagogia universitária, propõe-se que a biblioteca universitária possa contribuir, através da formação em literacia de informação, não só para a pesquisa, seleção e avaliação da informação, mas também para a produção e apresentação do conhecimento científico, por parte do aluno universitário, ambição e meta deste nível de ensino.
Descrição: This study seeks to explain how information literacy can contribute effectively to the construction and production of knowledge in academic context, ie, as from this domain and its instrumentalization is possible to prepare the time when the college student feels able to produce and record new knowledge through writing. Based on the ideas of emancipation and empowerment of the third cycle student's, principles guaranteed by the university pedagogy, it is proposed that the university library can contribute with training in information literacy, not only for research, evaluation and selection of information, but also for the production and presentation of scientific knowledge by the university student, ambition and goal of higher education.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/7116
Versão do Editor: http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/379/pdf
Appears in Collections:BUL - Comunicações

Files in This Item:

File Description SizeFormat
379-1230-1-PB (4).pdf248,34 kBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
Promotores do RCAAP   Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia