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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7122

Título: Da prática à praxis: os saberes experienciais dos professores na construção do ser professor do 1.º ciclo do ensino básico
Autor: Terremoto, Maria Leonor Alexandre Borges Santos, 1963-
Orientador: Esteves, Maria Manuela, 1949-
Palavras-chave: Identidade do professor
Formação de professores
Desenvolvimento profissional - professores
Issue Date: 2012
Resumo: As conceções mais recentes sobre a profissionalidade docente pressupõem uma renovação dos fundamentos epistemológicos em que a ação profissional dos professores assenta. Reconhece-se que o professor desempenha um papel ativo na construção da sua profissionalidade, construindo saber sobre e para a sua prática determinando a sua forma de ser e agir enquanto profissional no espaço sala de aula. Porém, ainda são poucos os estudos que se tenham ocupado a caracterizar os saberes experienciais dos professores, especialmente no que ao contexto educativo português se refere. O principal objetivo deste estudo foi compreender o contributo dos saberes experienciais na construção do professor, especificamente em profissionais do 1.º ciclo do ensino básico, e como esses saberes se consubstanciam num conhecimento praxeológico sobre o ensinar. O estudo desenvolvido inscreve-se no paradigma interpretativo, é de natureza qualitativa e reveste a modalidade de um estudo de caso múltiplo incidindo sobre seis professoras do 1.º ciclo do ensino básico. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas, observação de aulas (sem e com registo vídeo) e entrevistas de estimulação da memória. Os resultados revelaram: a) um conhecimento profissional sincrético de saberes diversos e experiências diferentes, marcado pela singularidade do percurso profissional e pessoal de cada uma das professoras; b) a importância da prática profissional e do saber experiencial na construção da profissionalidade docente das professoras; c) a existência de um saber eminentemente experiencial, mas não praxeológico; d) a necessidade e relevância de conceber e desenvolver programas de formação que valorizem a prática como centro da ação formativa, em contextos colaborativos propiciadores de trabalho reflexivo e crítico sobre as práticas, de modo a estimular a construção de saberes profissionais praxeológicos.
The most recent views of the teaching professionality assume a change of the epistemological foundations on which the professional action of the teachers is based. It is accepted that teachers play an active role in the construction of their professionality, by constructing knowledge about and for their professional practice, and by defining their way of being and acting as professionals in the classroom. However, there are not many studies that characterize the experiential knowledge of the teachers, particularly within the portuguese educational context. The main aim of this study was to understand the contribution of the experiential knowledge in the construction of the teacher, specifically within primary school teaching, and to understand how this knowledge becomes praxeological knowledge about teaching. The study follows the interpretive paradigm, is qualitative and is a multiple case study focusing on six female primary school teachers. We have used semi-structured interviews, classroom observation (with and without video recording) and memory stimulating interviews. The results showed: a) a professional knowledge which integrates diverse knowledge and different experiences according to the uniqueness of the professional and personal career of each of the teachers; b) the importance of the professional practice and of the experiential knowledge in the construction of the teaching professionality of the teachers; c) the existence of a knowledge which is mainly experiential but not praxeological; d) the need and the relevance of designing and developing education programmes which might value practice as the centre of the education action, in collaborative contexts that promote a reflexive and critical work on the practice, in order to stimulate the construction of praxeological professional knowledge.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7122
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