Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7152

Título: A formação de professores e a integração curricular das TIC : com que formadores?
Autor: Felizardo, Maria Helena Santos Vieira, 1959-
Orientador: Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Palavras-chave: Novas tecnologias da informação e da comunicação
Formação de professores
Organização curricular
Teses de mestrado - 2012
Issue Date: 2012
Resumo: A minha atividade como formadora da formação contínua de professores no âmbito de um Centro de Formação de Associação de Escolas levou-me a refletir sobre a temática da formação contínua de professores e a questionar o papel e a influência que teriam os formadores neste processo de mudança para novas práticas didáticas e pedagógicas, através da utilização das TIC. Sabendo que os formadores apenas constituem uma das variáveis a ter em conta na complexa teia de fatores que constituem ou influenciam a formação de professores, não deixam de ser uma pedra angular no processo de superação dos bloqueios psicológicos e técnicos que impedem os professores de encarar as TIC como meio eficaz e natural de otimizar as aprendizagens dos seus alunos. Neste estudo, pretendemos dar resposta ao problema de investigação “na formação contínua de professores na área das TIC em Portugal, de que modo contribuem os formadores para o objetivo de integração curricular das TIC?”, à volta do qual colocámos variadíssimas questões. Que preparação têm os formadores? Que espaço lhes é dado para a indispensável reflexão sobre as suas práticas e para a sua própria formação? Que competências pensam eles serem necessárias à sua atividade? Foi num enquadramento paradigmático essencialmente interpretativo, auscultando os formadores da formação contínua de professores e dando voz aos que têm em mãos a formação contínua de professores, que desenvolvemos uma reflexão sobre os contributos dos mesmos para a integração curricular das TIC.
My work as a trainer of teachers in a Teacher Development or Continuing Professional Development in an Association of Schools led me to reflect on the issue teacher training and question the role and the influence that teacher trainers would have in the process of changing to new teaching practices through the use of ICT. Bearing in mind that teacher trainers are only one of the variables to take into account in the complex web of factors that constitute or influence teacher continuing professional development, they are still a cornerstone of the process of overcoming the technical and psychological barriers that prevent teachers face the ICT as an effective and natural way to optimize the learning of their students. In this study, we intend to look for an answer to the research problem: “How do teacher trainers in continuing professional development contribute to the objective of the ICT curriculum integration, in the ICT teacher training area?” This leading question led to other questions, such as: What kind of preparation do teacher trainers have? What kind of space is given to them to make the necessary reflexion on their own practice and training? What skills do they think are necessary for their activities? Using a paradigmatic interpretative framework, inquiring and listening to continuing professional development trainer and giving a voice to those who have teacher continuing professional development responsibility, we developed a reflection on their contributions for ICT curriculum integration.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Tecnologias de Informação e Comunicação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/7152
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie042834_tm.pdf2 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE