Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7154
Título: O professor "operário" e "apóstolo". Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926)
Autor: Madeira, Ana Isabel
Palavras-chave: História da Educação Colonial
Formação de professores
Lusofonia
Educação comparada
Data: 2010
Citação: Madeira, Ana Isabel (2010). O professor "operário" e "apóstolo": Contributos para a história da profissão docente em contexto colonial durante a I República (1910-1926). Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 11, pp. 65-74.
Resumo: O texto aborda a questão da formação docente em contexto colonial sublinhando a ambiguidade dos discursos republicanos que defendiam, num contexto de laicização do ensino, a sacralização do ofício docente nas colónias. Tratando-se de uma questão pouco explorada na historiografi a da educação portuguesa defende-se que as iniciativas republicanas empreendidas na organização da instrução pública em Moçambique, comparando os discursos com as realizações, não produziram resultados substancialmente diferentes daqueles que vinham sendo alcançados desde o final da Monarquia. Contudo, os governadores republicanos modificaram profundamente o estatuto profissional dos professores primários coloniais,sobretudo no plano da sua consagração como profissionais equiparados aos docentes metropolitanos assim como na importância atribuída aos professores na cruzada pela civilização do indígena. Identificam-se ainda algumas linhas de continuidade entre os discursos sobre a formação de professores durante a I República e o início do Estado Novo, em particular na definição de um currículo de habilitação adaptado à sua função ultramarina.
URI: http://hdl.handle.net/10451/7154
ISSN: 1646-4990
Aparece nas colecções:IE - GIHE - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sisifo2010.pdf70,47 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.