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Título: Contributo de professores do 1º ciclo no desenho de um ambiente de aprendizagem sobre movimentos e forças
Autor: Forca, Raquel Domingues Rôlo, 1977-
Orientador: Freire, Ana Maria, 1947-
Palavras-chave: Didáctica das ciências
Literacia científica
Ambiente de aprendizagem
Teses de mestrado - 2011
Issue Date: 2011
Resumo: Com este estudo pretendeu-se conhecer as perspectivas de professores do 1ºciclo relativamente ao ensino do tema Movimentos e Forças nos primeiros anos da escolaridade e conceber tarefas de investigação de forma colaborativa a fim de desenhar um ambiente de aprendizagem que, ao ser implementado em sala de aula, possibilite aprendizagens científicas. Para isso, concebeu-se um ambiente de aprendizagem que envolveu, por um lado, a concepção de tarefas de investigação num processo colaborativo com professores e, por outro, o seu acompanhamento durante a implementação em sala de aula de modo a conhecer quer as suas dificuldades ao usar tarefas de investigação quer as potencialidades atribuídas ao ambiente de aprendizagem desenhado. Utilizou-se uma metodologia que tem as suas raízes em orientações de carácter naturalista e interpretativo. Participaram neste estudo quatro professores do 1ºciclo de um agrupamento de escolas. Recorreu-se a vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, entrevistas em grupo e individual e documentos escritos. No processo de análise, os dados foram codificados e categorizados. Os resultados revelaram que o uso do ensino por investigação permite planificar aulas aliando a evolução dos conceitos previsto nas Competências Essenciais do Ensino Básico com uso da ciência como ponto de partida para o ensino de outras áreas curriculares. Os resultados indicaram também que a concepção colaborativa entre investigador e professores de tarefas de investigação levou os intervenientes a percepcionarem uma prática que promove a literacia científica dos alunos.
This study has aimed at understanding the perspectives of primary teachers regarding the subject movements and forces in the early years of education and conceive inquiry tasks collaboratively in order to design a learning environment that, when implemented in class, will allow scientific learning. For this purpose, a learning environment was conceived involving, on the one hand, the design of inquiry tasks in a collaborative process with teachers and, on the other hand, their monitoring during the implementation in the classroom in order to learn about their difficulties using the assigned inquiry tasks and establish the potentialities of the designed learning environment. A methodology that has its roots in a naturalistic and interpretative approach was used. Four elementary teachers participated in the study, all of them belonging to the same school cluster. In order to collect data, several instruments were applied: naturalistic observation, group and individual interviews and written documents. Following the analysis process, the gathered data has been codified and classified. The results have showed that the use of teaching based on inquiry allows us to plan classes that are able to be combined with the evolution of the concepts provided by the Essential Competencies of Basic Education document and enable science as a starting point for teaching other curriculum areas. The results also indicated that a collaborative design between the researcher and the teachers engaged in inquiry tasks led the participants to perceive a practice that promotes the scientific literacy of students.
Descrição: Tese de mestrado, Educação (Didáctica das Ciências), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/7161
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