Universidade de Lisboa Repositório da Universidade de Lisboa

Repositório da Universidade de Lisboa >
Instituto de Educação (IE) >
IE - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10451/7162

Título: O papel do formador no Centro Novas Oportunidades no âmbito das formações complementares
Autor: Silva, Valter Manuel Ribeiro da, 1973-
Orientador: Cavaco, Carmen, 1970-
Palavras-chave: Formação de adultos - Portugal
Certificação de competências
Trabalhos de projecto de mestrado - 2011
Issue Date: 2012
Resumo: O presente trabalho é constituído por três capítulos que estão ligados entre si pela minha experiência como formador das áreas de Linguagem e Comunicação e de Cidadania e Empregabilidade no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. No primeiro capítulo, procurei abordar a génese da formação de adultos, não descurando em realçar o domínio do sistema escolar como estando na base do surgimento de outras modalidades de aprendizagem, valorizando o indivíduo. No segundo capítulo, apresento a narrativa biográfica onde sinalizo os momentos mais importantes da minha vida profissional. Trata-se de uma reflexão onde procurei entender o percurso que me levou a ser o formador de adultos que sou hoje. No terceiro, e último capítulo, abordo a temática que dá título a este trabalho. Foi a primeira vez que coloquei no papel o que, sistematicamente, faço em pensamento – reflectir sobre a minha forma de trabalhar. Este trabalho de reflexão sobre as minhas práticas profissionais foi muito importante para saber como realizo o meu trabalho de auxiliar os adultos a alcançar algumas etapas no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências e melhorar esse exercício.
The present academic work consists of three chapters that are linked with the global idea of my personal experience as a trainer in the skills recognition process. In the first chapter I intended to approach the beginning of the field of adult education, bearing in mind that the weakening of the hegemonic role of school was responsible for the sprouting of other forms of learning. The second chapter is where my biographical narrative is inserted. Here I enhance important moments from my professional life, this is a very important chapter because I searched for answers for the passage I took to become the adult’s trainer I am today. The third and last chapter is the chapter where write about the theme of all this academic exercise. For the first time I am able to put into words what I, systematically, cogitate about my performance as a trainer. This reflection work about my professional performance was very important to understand how I carry out my work and, more importantly, learn how to improve myself.
Descrição: Trabalho de projecto de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011
URI: http://hdl.handle.net/10451/7162
Appears in Collections:IE - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ulfpie042829_tm.pdf1,78 MBAdobe PDFView/Open
Statistics
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

  © Universidade de Lisboa / SIBUL
Alameda da Universidade | Cidade Universitária | 1649-004 Lisboa | Portugal
Tel. +351 217967624 | Fax +351 217933624 | repositorio@reitoria.ul.pt - Feedback - Statistics
DeGóis
  Estamos no RCAAP Governo Português separator Ministério da Educação e Ciência   Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Financiado por:

POS_C UE